18 de Fevereiro de 2019 - 04:32
01/06/2017 - 09h45 Mural de recados

Rei do Karaokê: deputado da Paraíba usa tribuna da Câmara Federal 882 vezes

Por Blog do Ninja

Rei do Karaokê. É como está sendo apontado um dos deputados da Paraíba após usar a tribuna quase 900 vezes nos últimos anos no pequeno expediente. Trata-se de Luiz Couto, do PT da Paraíba.

Segundo um levantamento inédito realizado pelo cientista político Davi Moreira, os ‘cinco minutos’ de fama os quais os parlamentares têm direito virou um verdadeiro mural de recados para bases eleitorais – uma espécie de karaokê político, eclético e sem música.

Um dos “campeões” do pequeno expediente na legislatura passada (2011-2015) – com 882 discursos, o paraibano ficou em terceiro lugar na pesquisa como o mais falante.

Couto reconhece que essa primeira parte das sessões ordinárias do Plenário, com duração máxima de uma hora, não prima pela alta temperatura dos debates, mas ressalta ser um espaço “mais aberto e amplo”.

“Tenho falado de temas como direitos humanos, violência, racismo, educação e saúde. Os embates entre oposição e governo ficam mais para o grande expediente”, afirma, citando o período com mais tempo de fala (25 minutos) mas sujeito a sorteio para definição de oradores.

“O chamado baixo clero (deputados com pouca influência na Câmara) usa os discursos para citar lideranças de sua região, como um prefeito, pastor, empresário, e faz questão de pedir que esses discursos sejam veiculados na Voz do Brasil depois”, diz o pesquisador.

A pesquisa de Moreira, que integrou tese de doutorado na USP, mostra que a posição do deputado no xadrez político pouco importa nessas ocasiões.

“Fora as situações de polêmicas (como escândalos de corrupção), os deputados falam o que querem. A ligação com governo ou oposição fica bem mais restrita a discursos em votações e comissões”, afirma o autor.

Share

Henrique Lima

É graduado em Comunicação Social e Licenciatura em História pela UFPB e Bacharel em Direito pela Faculdade Maurício de Nassau. Amante dos bastidores da política, há sete anos atua como repórter do programa Correio Debate, na rede Correio Sat.

Contato