22 de Agosto de 2018 - 04:36
09/08/2018 - 20h57 ELEIÇÕES 2010

BAÚ DO NINJA relembra guia eleitoral de ilustre figura petista da Paraíba que deixou saudades

Por Blog do Ninja

Alguns morrem de alma, mas permanecem vivos nas mentes de muitas pessoas. E hoje o Baú do Ninja relembra uma dessas figuras. Trata-se do petista (em memória), Júlio Rafael.

Em 2010 o ex-superintendente do Sebrae participou da campanha eleitoral e disputou o mandato de deputado federal. Rafael perdeu, mas sua história ficou registrada em vídeos que até hoje recebem acessos nas redes sociais.

Júlio Rafael Jardelino da Costa tinha 58 anos, era formado em Economia pela UFMT e especialista em História Econômica da América Latina. Ele foi gerente de Planejamento da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene), entre dezembro de 2003 e dezembro de 2006; assessor de Planejamento Orçamentário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (janeiro de 2001 a novembro de 2003).

Júlio era um militante histórico do PT da Paraíba e pelo partido exerceu o mandato de vereador em João Pessoa entre janeiro de 1997 e dezembro de 2000. Sua última participação na política foi nas eleições de 2010 quando disputou o cargo de deputado federal , mas não conseguiu ser eleito.

Ele assumiu a superintendência do Sebrae Paraíba em 2007 e foi reeleito para o biênio 2009-2010. Houve uma ampliação dos mandatos do sistema Sebrae para quatro anos e Júlio voltou a se candidatar, se elegendo para o quadriênio 2011-2014.

Segundo o Sebrae, durante as gestões de Júlio Rafael o órgão ampliou fortemente a atuação para defender os empreendedores individuais, categoria que permitiu cidadania empresarial para mais de 40 micro negócios informais na Paraíba. Júlio defendia amplamente a regulamentação municipal da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que afirmava ser “uma legislação extraordinária, capaz de ampliar o papel da micro e pequena empresa na geração de trabalho e renda em nosso estado”.

RELEMBRE

Share

Henrique Lima

É graduado em Comunicação Social e Licenciatura em História pela UFPB e Bacharel em Direito pela Faculdade Maurício de Nassau. Amante dos bastidores da política, há sete anos atua como repórter do programa Correio Debate, na rede Correio Sat.

Contato