17 de Novembro de 2018 - 09:58
07/11/2018 - 22h46 RECONHECIMENTO

Vereador Elton Serafim parabeniza prefeito de Sapé por inclusão de representantes das pessoas com deficiência e dos idosos no Conselho de Saúde

Por Blog do Ninja

Foi aprovado em reunião da Câmara Municipal de Sapé na última terça-feira, 06, o Projeto de Lei do Poder Executivo de nº 39/2018 que dispõe sobre o Conselho Municipal de Saúde de Sapé. A iniciativa insere um representante das associações de pessoas com deficiência e um representante das associações dos idosos no Conselho.

O CMS tem por competência formular estratégias e controlar a execução da Política de Saúde do Município de Sapé junto à Secretaria de Saúde, além de garantir a participação da sociedade organizada na proposição, discussão, acompanhamento, deliberação, avaliação e fiscalização da implantação da Política de Saúde, inclusive em seus aspectos econômicos e financeiros.

Ele é formado por prestadores de serviços, representante do governo, profissionais da saúde e também usuários, sendo o seu presidente eleito entre os membros do Conselho, em reunião plenária. Desse modo, assegura a inclusão direta da população no acompanhamento das verbas, monitoramento na execução das ações e na elaboração de políticas para a gestão de saúde da cidade.

O vereador Elton Serafim elogiou a iniciativa do Poder Executivo através do prefeito Roberto Feliciano por incluir um representante das associações de pessoas com deficiência e um representante das associações dos idosos, pois representa parcela significativa da população sapeense, além de ser um porta-voz direto da categoria dentro do Conselho

O vereador ainda chamou a atenção para a inclusão de um representante das pessoas com deficiência no Conselho de Saúde, porque foi matéria levada a debate na Câmara pelo parlamentar. “Inclusive, já aprovamos um projeto indicando ao Poder Executivo essa necessidade de incluir um representante das pessoas com deficiência no Conselho de Saúde, pois segundo IBGE cerca de 30% dos sapeenses têm alguma dificuldade ou deficiência. Portanto, se faz necessário essa inclusão para que seja garantido um representante para que seja voz das pessoas com deficiência dentro do Conselho de Saúde”, Finalizou.

Share

Henrique Lima

É graduado em Comunicação Social e Licenciatura em História pela UFPB e Bacharel em Direito pela Faculdade Maurício de Nassau. Amante dos bastidores da política, há sete anos atua como repórter do programa Correio Debate, na rede Correio Sat.

Contato