18 de Fevereiro de 2019 - 04:28
11/02/2019 - 10h21

Secretaria de Saúde em Conde expande práticas integrativas complementares para a população

Por Blog do Ninja

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Programa Mais Médicos e a Universidade Federal da Paraíba, realizou o Curso de Auriculoterapia para funcionários e funcionárias da Atenção Básica, capacitando assim profissionais que compõem a rede de saúde de Conde para realizar esse atendimento.

Esse curso integra o conjunto de abordagens terapêuticas tradicionais preventivas que recebe a denominação de PICs – Práticas Integrativas Complementares.

Em Conde, a Secretaria de Saúde disponibiliza Práticas Integrativas Complementares (PICs) para a população, como forma complementar ou mesmo substituir o uso dos medicamentos, que geralmente têm efeitos colaterais.

As Práticas Integrativas Complementares são abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde do próprio corpo humano, por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Elas baseiam-se na visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.

A Auriculoterapia é uma Prática Integrativa e Complementar de estimulação de pontos específicos da orelha feita geralmente por meio do uso de sementes vegetais esféricas aplicadas na pele com um esparadrapo incolor. Ela pode ser usada como tratamento principal ou, mais comumente, em associação com outras técnicas terapêuticas, de modo a enriquecer as possibilidades de cuidado do paciente.

Nas 9 Unidades de Saúde da Família em Conde, a Auriculoterapia tem sido usada em atendimentos individuais e coletivos para diversos tipos de problemas de saúde, após avaliação clínica pela Equipe de Saúde da Família – ESF. Para acesso ao serviço, basta procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e agendar com o profissional de referência para aquela localidade.

Além da Auriculoterapia, a Secretaria de Saúde de Conde também oferece como Prática Integrativa e Complementares a Homeopatia, com planos de ampliar ainda mais o rol dessa metodologia de prevenção e promoção à saúde baseada na Medicina Tradicional Chinesa e na Reflexologia, em substituição ou em complemento aos medicamentos.

Confira abaixo os profissionais de referência em cada Unidade de Saúde:

UBS Mituaçú:  Enfermeira – Sandra Sá

UBS Pousada: Fisioterapeuta do NASF – Dichelle Pires

UBS Conceição: ACS – Ana Lúcia

UBS Centro: Enfermeira – Silvina

UBS Neves: Fisioterapeuta do NASF – Dichelle Pires

UBS Mata da Chica: Médico – Júlio César  e  Téc. de Enfermagem – Valdenice Cabral

UBS Gurugi: Fisioterapeuta do NASF – Dichelle Pires e Enfermeira Selma

UBS Jacumã: Fisioterapeuta do NASF – Dichelle Pires

UBS Carapibus: Coordenadora de Promoção à Saúde – Alana Franco

Centro de Atenção Psicossocial (Caps): Psicóloga – Lúcia

Centro de Especialidades Odontológica (CEO): Odontóloga – Josalba Azevedo e ASB – Bárbara

Share

Henrique Lima

É graduado em Comunicação Social e Licenciatura em História pela UFPB e Bacharel em Direito pela Faculdade Maurício de Nassau. Amante dos bastidores da política, há sete anos atua como repórter do programa Correio Debate, na rede Correio Sat.

Contato