• quinta-feira, 28 de março de 2024

Em funcionamento há pouco mais de uma semana, o sistema de monitoramento inteligente, que mede a estimativa diária do cumprimento das medidas de distanciamento social na Capital, tem sido fundamental para a adoção de medidas de contenção do avanço do Coronavírus pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

De acordo com o ultimo levantamento do sistema de monitoramento, o bairro Portal do Sol, com média de 65,9%, possui o melhor índice de isolamento na Capital, enquanto Paratibe, com 44,58%, tem a menor média. O índice de João Pessoa, que na primeira semana de medição foi de 47,3%, teve melhor oscilação no feriado da última terça (21) com 58%, e atualmente está em 48,1%.

Esse levantamento norteia, com precisão, os locais e horários que necessitam de ações educativas específicas recomendando que a população só saia de casa em caso de extrema necessidade, como destaca o secretário de Segurança Urbana e Cidadania, sargento Dênis Soares. Ele cita, inclusive, o exemplo de Paratibe, que no inicio do monitoramento tinha média de isolamento de 29%, aumentou para 79% e oscilou para 44, 58%.

“Com os dados que recebemos da Secretaria de Planejamento (Seplan) é possível realizar as ações, considerando as especificidades de cada lugar, adotando por exemplo, o uso de carro de som, viaturas e drones. Fizemos uma ação muito positiva em Paratibe e em Mandacaru e temos ações previstas para Gramame, Bairro das Indústrias, Alto do Mateus e Ilha do Bispo”, disse o secretário. Ele acrescentou ainda que a Guarda Civil Municipal disponibiliza o contato 153 para denuncias sobre aglomeração de pessoas.

“Já recebemos mais de mil denúncias, que apuramos e prontamente colocamos nossas equipes em ação. Além do trabalho em conjunto com a Secretaria de Planejamento (Seplan), estamos dando um suporte com 31% do nosso efetivo às ações da Secretaria de Saúde”, concluiu.

O sistema de monitoramento – Feito a partir de uma parceria da Prefeitura de João Pessoa com a startup pernambucana InLoco, com atuação no Brasil e no exterior, a empresa possui uma tecnologia que entende o comportamento de localização de 60 milhões de brasileiros. Ela foi desenvolvida de modo que não seja possível identificar os usuários, garantindo sua privacidade e anonimato.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.