• quarta-feira, 24 de abril de 2024

O novo decreto assinado no sábado (30), pelo Governador João Azevedo e os prefeitos da Grande João Pessoa, endurece as medidas de isolamento social em todos os municípios que fazem parte da Região Metropolitana e Litoral Sul (Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, João Pessoa, Pitimbu e Santa Rita). O Decreto Nº 40. 289 reforça as medidas conjuntas que tem como objetivo, conter a propagação da Covid-19 na região e apresenta medidas para reduzir a circulação de pessoas e o tráfego de veículos, entra em vigor nesta segunda-feira, dia 1º de junho e se estende até o dia 14.

Destacam-se nas medidas, a obrigatoriedade do isolamento social, que em decretos anteriores eram apresentados como recomendação. A fiscalização continuará sendo realizada nos acessos de todos os municípios que fazem parte do decreto. A circulação de veículos particulares só será permitida para a atividades consideradas essenciais, como ida a supermercados, farmácias, unidades de saúde, agências bancárias e locais de trabalho com permissão para funcionar. Os serviços de alternativos, táxi, mototáxi ou veículo disponibilizado por aplicativo circularão normalmente, assim como os transportes de carga e veículos oficiais que estejam em serviço.

As pessoas positivadas ou com suspeita de contágio pela Covid-19, deverão permanecer em isolamento obrigatório em suas residências, unidade hospitalar ou local determinado pelas autoridades de saúde do município. Entre os dias 1º e 3 de junho, haverá um trabalho de conscientização e fiscalização realizado pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), além dos órgãos municipais de trânsito e Guardas Municipais.

A Prefeita Márcia Lucena ressalta a importância de a população seguir as medidas do Decreto Estadual. “É de fundamental importância que todos e todas sigam as medidas que estão no novo decreto. Este é um trabalho em conjunto com outras prefeituras e com apoio do Governo do Estado, para que possamos achatar a curva de contágio, evitar o colapso na rede pública e privada com a falta de leitos e proteger a saúde das pessoas. Sabemos que é um momento difícil, mas contamos com a compreensão da população, para que essa batalha seja vencida e possamos retomar de forma gradual as nossas atividades”, disse a prefeita.

As medidas que foram apresentadas no Decreto Nº 40.242 foram estendidas até o dia 14 de junho, por meio do Decreto Nº 40.288. Assinaram o Decreto além do Governador João Azevêdo e a Prefeita Márcia Lucena, os prefeitos Luciano Cartaxo (João Pessoa); Emerson Panta (Santa Rita); Vitor Hugo (Cabedelo); Jefferson Kita (Bayeux); Leonardo Carneiro (Pitimbu); Kiko Monteiro (Caaporã); e Renato Mendes (Alhandra).

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.