• sexta-feira, 19 de abril de 2024

A prefeitura de Conde está desenvolvendo um trabalho de pesquisa e documentação dos seus bens culturais com o objetivo de dar suporte e qualificar as políticas de fomento, promoção e proteção à diversidade cultural do município em todas as suas expressões, identidades e memórias. O Inventário Cultural de Conde, iniciou em 2018, já está em sua última fase e, quando concluído, será um instrumento básico para todas as decisões da gestão no que se refere às políticas de cultura.

Para complementar as informações necessárias, a equipe que trabalha o inventário desenvolveu um formulário digital a ser preenchido pelas pessoas, artistas ou produtores culturais, que trabalham com cultura no município. Para acessar o formulário basta ir ao site da prefeitura (conde.pb.gov.br) e através dele acessar a aba “Inventário Cultural” e clicar em “Mapeamento Cultural”, ou clicar no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSelf5KQll3NUxOSm5COo2yduu1txzlnDEb6luZV18gmdhBdOg/viewform

A decisão de realizar o Inventário Cultural de Conde foi tomada pela prefeita Márcia Lucena ainda em 2017, após uma apresentação feita por Rejane Nóbrega, assessora de cultura, que viveu esta experiência junto ao Ministério da Cultura. Rejane trabalhou com o Plano Nacional de Cultura e sabia da importância dos mapeamentos culturais para a implantação de um Sistema Municipal de Cultura. “Com o apoio da Prefeita Márcia Lucena, começamos a montar uma frente de trabalho com professores das escolas da rede municipal e com os órgãos de proteção ao patrimônio, principalmente como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Este órgão com os estudos de salvaguarda do patrimônio, havia desenvolvido os instrumentos dos Inventários Culturais. Outra conquista fundamental para o desenvolvimento do Projeto foi a parceria com o Instituto de Educação Federal – IFPB, campus de Cabedelo que nos tem auxiliado em várias atividades.”, explica Rejane.

Com o lançamento do Inventário Cultural, a equipe promoveu a Oficina de Inventários Participativos realizada pelo IPHAN. A metodologia do Inventário Participativo, desenvolvida pelo órgão, é a referência principal para o trabalho, mas outras experiências como o Inventário Nacional de Referências Culturais e o Inventário Pedagógico do Projeto Mais Educação também são fontes de subsídios. O mapeamento que está sendo traçado vai além do patrimônio cultural e contempla também os bens culturais em sua diversidade, compostos pela cultura local, popular, tradicional, contemporânea e pelas expressões que resultam dessas interações socioculturais.

O Inventário facilitará também o acesso a recursos diversos destinados à cultura, que possam vir do governo federal e/ou estadual, mas também, através de parcerias com organizações não governamentais e a iniciativa privada. Com a conclusão do inventário, a prefeitura terá consolidado um conjunto de informações detalhado a partir do qual, haverá muito mais segurança e confiabilidade para a elaboração de projetos culturais e iniciativas que venham contemplar segmentos determinados ou o conjunto do patrimônio cultural do município. O estímulo a participação da sociedade civil na determinação das políticas para a cultura é outro passo fundamental nessa trajetória, principalmente através da instituição de um Conselho Municipal de Cultura.

As informações colhidas no primeiro momento do Projeto, apresentou 4 etapas para o trabalho: Preparação e Planejamento, Levantamento Preliminar, Pesquisa e Documentação e a fase atual e final que é a de Edição e Catalogação. Apesar das limitações impostas pela pandemia, as atividades têm continuidade com a divulgação do formulário eletrônico, a formatação dos dados coletados e a produção de conteúdos que permitem a interação com o público através das redes sociais, para alcançar artistas, grupos de artes e cultura e demais pessoas que compõem o público alvo do Projeto.

A Assessora Cultural e coordenadora geral do Inventário Cultural, Rejane Nóbrega, destaca que o conjunto das informações colhidas terá o potencial de otimizar todos os investimentos, pois dará substância a todas as iniciativas em prol da cultura, além de ampliar o leque de parcerias dentro e fora do município. Para ela, será mais fácil dar visibilidade e oferecer melhores condições para cada produtor e agente cultural de Conde, pois o Inventário permitirá mais dinamismo e eficiência para as ações em torno de tudo que compõe a cultura do município.

Segundo Rejane, “o produto final do Inventário Cultural será o mapeamento das expressões culturais, dos grupos e das pessoas que fazem a cultura de Conde. Ele será um documento de referência que abrirá portas para o município ampliar e consolidar as políticas públicas de cultura”, garante a Assessora Cultural da Prefeitura. A equipe pede a ajuda de todas as pessoas para a divulgação e preenchimento, pelos trabalhadores da cultura no município, do formulário do Inventário Cultural. As informações precisas sobre cada trabalhador que atua na área de cultura são fundamentais para o sucesso do Inventário e, principalmente, para a ampliação e qualificação das atividades culturais no município de Conde.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.