• terça-feira, 23 de abril de 2024

Com o voto favorável de dez dos doze deputados federais paraibanos, a Câmara dos Deputados aprovou, na noite de ontem, quarta-feira (1º), a mudança do calendário eleitoral, com a data das eleições a serem realizadas agora, durante o mês de novembro, por conta da pandemia do coronavírus. Da bancada paraibana, apenas o deputado federal Wellington Roberto (PL) se posicionou contra. A deputada Edna Henriques (PSDB) não votou, e os demais parlamentares votaram sim.

O placar de votação da PEC no segundo turno foi de 407 votos a 70. Pouco antes, no primeiro turno, foram 402 votos favoráveis e 90 contrários. Segundo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o texto será promulgado nesta quinta-feira (2), às 10 horas, pelo Congresso Nacional.

Oriunda do Senado, a PEC determina que os dois turnos eleitorais, inicialmente previstos para os dias 4 e 25 de outubro, serão realizados nos dias 15 e 29 de novembro. Por meio de uma emenda de redação, deputados definiram que caberá ao Congresso decidir sobre o adiamento das eleições por um período ainda maior nas cidades com muitos casos da doença.

“A alteração do calendário eleitoral é medida necessária no atual contexto da emergência de saúde pública”, defendeu o relator, deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR). “Os novos prazos e datas são adequados e prestigiam os princípios democrático e republicano, ao garantir a manutenção das eleições sem alteração nos mandatos”, continuou.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

CONFIRA NO LINK

https://www.camara.leg.br/presenca-comissoes/votacao-portal?reuniao=59723&itemVotacao=31152

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.