• terça-feira, 19 de março de 2024

O prefeito de Rio Tinto, Fernando Naia, anunciou o uso de um kit de medicamentos ofertado gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde no protocolo do tratamento precoce ao novo coronavírus (Covid-19) no município. O anúncio da medida aconteceu nesta quinta-feira (02) durante live semanal “Fala Prefeito”, transmitida na sua página oficial no facebook. A medida teve ampla repercussão entre os internautas, que elogiaram a decisão do prefeito.

Naia explicou que decidiu pelo tratamento precoce após ouvir e dialogar com médicos e especialistas na área. “O protocolo para tratamento precoce pode evitar a evolução para quadros moderado e graves da doença provocada pelo novo coronavírus e, consequentente, a sobrecarga no sistema de saúde”, explicou o gestor.

Entre as várias orientações, o prefeito citou em sua live, recomendações expressas pelos médicos Eduardo Brito (clínico geral) e cardiologista, além de José de Almeida Braga (cirurgião geral).

“Conversei, entre outros profissionais, com doutor Eduardo Brito que tem estudado muito sobre essa doença e suas consequências, e as suas prevenções. Estamos implantando o que muitas cidades já implantaram e está dando certo. O tratamento precoce. O tratamento no início dos sintomas”, informou Fernando Naia.

O prefeito explicou ainda que o kit só será ministrado para um paciente após consulta médica. “Nós vamos iniciar semana que vem a distribuição de um kit, dosagem única, a partir dos primeiros sintomas, sendo ministrado por um médico”.

“Só vai receber o kit, aquele que for atendido por um médico. Iremos entregar Ivermectina, azitromicina, zinco e vitamina C”, disse.

Em contato com a redação do Portal, o médico Eduardo Brito, reforçou a tese do tratamento precoce e, apontou ainda, a orientação da bioquímica farmacêutica com mestrado pela Universidade Federal da Paraíba, Aysa Peixoto, que o tratamento precoce é muito importante para se evitar a evolução da doença. Em um vídeo gravado, Aysa orienta que o paciente procure nos primeiros sintomas um médico, e a partir da orientação médica, o início dos tratamentos.

“Procure um profissional médico nos primeiros sintomas, não deixe agravar, por que na terceira fase a gente chega, mas não sabe se sai”, relatou Aysa, testemunhando que um familiar seu teve pronta recuperação após consulta de telemedicina e tratamento precoce com Eduardo Brito.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.