O vereador de Conde Malba de Jacumã, que se apresenta como representante do Incra no município, usa o nome do superintendente do órgão federal no Estado, Rinaldo Maranhão, para pressionar lideranças comunitárias e ameaçar as pessoas de perderem os lotes em que construíram as casas em que vivem atualmente se não declararem publicamente apoio aos candidatos do Solidariedade, partido que ele integra.
A primeira liderança vítima dessas ameaças é Acelino Manoel Francisco, presidente da Associação dos Agricultores do Assentamento Dona Antônia. O vereador Malba mobilizou seu assessor José André da Silva Neto, morador do local, para tentar desestabilizar o presidente da associação com denúncias infundadas sobre má gestão da entidade, além de promover reuniões anunciando que uma nova entidade seria criada porque a existente será fechada devido a irregularidades.
Em recente reunião, Malba enfatizou o uso político do Incra para forçar a ideia de que moradores e moradoras do assentamento têm que se enquadrar às orientações sob pena de não terem acesso ao sistema de regularização fundiária que garante a posse da terra às famílias assentadas.
O Blog apurou que há mais de três meses o vereador Malba e sua assessoria promovem uma campanha agressiva de acusações contra o presidente da associação do Assentamento Dona Antônia com o propósito exclusivo de estabelecer um reduto eleitoral na comunidade.
OUÇA