• quinta-feira, 28 de março de 2024

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou sessão ordinária remota nesta quinta-feira (30) e votou mais de mil matérias legislativas. Dentre as proposituras aprovadas, destaca-se o requerimento da vereadora Raíssa Lacerda (Avante) que pede a ampliação do horário de circulação dos transportes coletivos urbanos na Capital.

De acordo com a norma, o transporte público deve funcionar até no mínimo meia-noite para atender à demanda noturna. “A classe trabalhadora está preocupada porque não consegue usufruir do transporte coletivo. Precisamos de mais ônibus nas ruas, funcionando com um horário estendido”, justificou a propositora, salientando o atendimento a essa população com segurança à saúde de todos.

Atualmente, as linhas urbanas funcionam até às 20h, e a última flexibilização do Município permitiu o funcionamento de algumas atividades comerciais até às 22h. “Estão flexibilizando bares, restaurantes e shoppings e têm categorias que dependem de transporte público. É preciso normalizar o horário dos coletivos para que atenda a contento a população trabalhadora e usuária desse meio de transporte”, defendeu Bispo José Luiz (Republicanos).

“Essa iniciativa ameniza o sofrimento daqueles que têm que voltar às atividades laborais durante a pandemia e sentem-se desprotegidos com o horário reduzido dos ônibus”, afirmou Marcos Henriques (PT).

A Prefeitura de João Pessoa informou que ao menos oito linhas de ônibus municipais, passarão ter reforço no número de viagens diárias para evitar excesso de passageiros. O problema foi identificado pela Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa – Semob-JP, nas linhas 116, 301, 302, 510, 601, 1500, 5100 e 120, que ganharam mais viagens no período crítico, entre 6h e 8h.

Tetéu – Quem trabalha até mais tarde também vai poder usar o transporte público na volta pra casa a partir de segunda (3). Isso será possível com a criação das linhas T01 e T02, que vão cobrir as principais vias da orla, onde estão a maioria dos bares e restaurantes e depois se dividir, levando os passageiros para as zonas oeste e sul da cidade.

As linhas sairão do Terminal do Bessa em uma única viagem. A primeira deixa o ponto de partida às 22h30 e a segunda, às 22h45. Elas passarão pelos bairros do Bessa, Manaíra, Tambaú e Cabo Branco, recolhendo passageiros e, em seguida, tomarão a Epitácio Pessoa. Nesse ponto, a linha T01 toma a Av. Tito Silva, onde irá atender aos bairros da Zona Sul da Capital. Já a T02 segue até a Lagoa e depois em direção à Av. Cruz das Armas.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.