• sexta-feira, 26 de abril de 2024

As indicações são de autoria do deputado estadual Nabor Wanderley

Durante sessão remota da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), desta quarta-feira (23), os parlamentares aprovaram as duas proposições do deputado estadual Nabor Wanderley (Republicanos) que concede a Medalha de Honra ao Mérito Agropecuário para a Fazenda Carnaúba e para a professora Mônica Tejo Cavalcanti.

O autor das proposituras afirmou que a Fazenda Carnaúba, situada no município de Taperoá, no Cariri paraibano, é referência nacional em genética de caprinos, ovinos e bovinos. Além da qualidade de seus animais, a Fazenda é conhecida pela produção de queijos finos, que por três anos consecutivos se destacaram no Prêmio Queijo Brasil, além de premiações internacionais.

Em reconhecimento a sua grande importância, principalmente, para o semiárido brasileiro foi o que motivou o parlamentar a apresentar o referido Projeto de Resolução. Nabor destacou também que a Fazenda criou em 2012 o “Dia D da Fazenda Carnaúba”, a maior mostra de
caprinos e ovinos nativos do país. O evento reúne atividades culturais, comércio de animais, palestras sobre produção, manejo e venda de equipamentos e insumos e que neste ano de 2020, em virtude da pandemia do coronavírus, foi realizado em versão on-line.

Já a concessão para a professora Mônica Tejo Cavalcanti, o deputado justificou que se deve ao fato dela atuar de forma direta para o desenvolvimento econômico do Estado da Paraíba em ações de apoio a
empreendimentos agropecuários rurais principalmente através da incubadora IACOC – incubadora de agronegócios que tem por objetivo oferecer suporte para alavancar o potencial e promover empreendimentos de sucesso no meio rural do Semiárido da Paraíba.

“A frente da incubadora IACOC e dos demais projetos, a professora Mônica
Tejo Cavalcanti impulsionou mais de 20 empreendimentos rurais e os resultados
ganharam visibilidade nacional e internacional. Em 2017, foi agraciada com o prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, categoria Nordeste: inovação e sustentabilidade e, neste ano, foi uma das vencedoras do Brasil no maior prêmio de aceleração de incubadoras em negócios de impacto do ICE, Anprotec e SEBRAE”, justificou Nabor.

Mônica Tejo é Professora do Curso de Engenharia de Alimentos, da Universidade Federal de Campina Grande e também coordenadora geral da Incubadora IACOC. Professora associada da Universidade Federal de Campina Grande
(UFCG); pesquisadora do CNPq em Desenvolvimento Tecnológico (DT); atua no programa de Pós-Graduação de Sistemas Agroindustriais na modalidade Acadêmico Profissional; possui graduação em Farmácia; mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos; Doutorado em Engenharia de Processos e MBA em Empreendedorismo e Inovação. Atualmente ela é diretora presidente do
Instituto Nacional do Semiárido, Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência,
Tecnologia e Inovações com sede em Campina Grande.

VOTO DE APLAUSO

Ainda na mesma sessão remota, os parlamentares também aprovaram o requerimento de Voto de Aplauso ao médico Gláucio Nóbrega, de autoria também do deputado Nabor Wanderley.

Conforme explicou o autor do requerimento, o Voto de Aplauso “se dá pela edição e lançamento da obra científica ‘COVID-19, O Que Todo Médico Precisa Saber’, em parceria com a bem conceituada editora internacional THIEME REVINTER.

O homenageado é Médico Gastroenterologista com terminalidade profissional em oncologia do aparelho digestório, detentor de grande prestígio junto à classe médica paraibana e brasileira.

Assessoria

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.