• sexta-feira, 19 de abril de 2024

Os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate a Pandemia do novo coronavírus, na cidade de Rio Tinto, não poderão receber suas respectivas gratificações na folha deste mês de setembro.

Os vencimentos que deveriam ser acrescentados na folha de pagamento de várias categorias ainda neste mês, não será possível em razão de pedido de vistas do vereador Edson Barbosa, ao Projeto de Lei nº 19/2020, durante sessão na Câmara de Vereadores na noite da última quarta-feira (23).

O parlamentar teria alegado curto espaço de tempo para apreciar a proposta. Já o setor Jurídico da Prefeitura de Rio Tinto informou que protocolou junto a mesa diretora da Câmara Ponciano Pessoa o documento com o Projeto de Lei no último dia 16 de setembro.

Deveriam receber as gratificações como reconhecimento dos trabalhos executados e por estarem na linha de frente no combate da Pandemia do coronavírus as seguintes categorias: médicos, enfermeiros, odontólogo, profissionais do NASF, equipe técnica do CAPS, farmacêuticos, coordenador/diretor, agente comunitário de saúde, agente de vigilância ambiental, inspetor sanitário, técnico em imunização, auxiliar de enfermagem, condutor socorrista do SAMU e do Pronto Atendimento, auxiliar de consultório dentário, digitador do CAPS e Farmácia Básica, auxiliar de testagem, recepcionista dos PSF´s, ASG, profissionais de apoio/controle do PA e técnico de laboratório.

O líder do governo municipal na Câmara, vereador Josenir Gonçalves (Dr. Ninho), lamentou a postura adotada diante da necessidade que muitos desses profissionais enfrentam no momento de pandemia, quando as gratificações seriam muito importantes para auxiliar em suas necessidades pessoais.

“Nunca presenciei nesta casa um comportamento desses. Ao contrário, no passado enviaram de última hora para esta casa um projeto que concedia 3% de reajuste para professores e 200% para dentista e ninguém questionou”, lamentou Dr. Ninho.

Data de entrada do Projeto de Lei na Câmara de Vereadores de Rio Tinto.
O prefeito Fernando Naia, que teria feito um apelo à casa de Vereadores um dia antes da sessão, voltou a enfatizar a importância das gratificações neste momento de pandemia. “É um auxílio importante para esses profissionais que estiveram e ainda estão no dia a dia da população, no enfrentamento de uma pandemia que nos afetou fortemente. Peço para que deixem as diferenças políticas de lado e pensem nesses profissionais que são verdadeiros heróis”, destacou.

O prefeito chegou a afirmar que em momento oportuno se faz necessário que estes profissionais possam receber condecorações como forma de reconhecimento dos seus trabalhos no combate a Pandemia.

Confira o Projeto de Lei na íntegra

Projeto-de-lei-Gratificação-Extraordinaria-Covid

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.