• sábado, 20 de abril de 2024

Muitos já usaram na Paraíba a frase: “se pesquisa eleitoral desse certo, Cássio era governador e Maranhão prefeito”, em referência aos resultados de pesquisas publicadas quando Cássio enfrentou Ricardo para governador e Maranhão perdeu para Cartaxo na disputa para prefeito, porém, as pesquisas eleitorais apontavam os derrotados como vitoriosos.

Voltando para pesquisas que deram errado no âmbito municipal, recordamos de outros erros.

Em 2016, o Instituto Datavox apontou que a prefeita Dra. Denise seria reeleita. O resultado final deu Zé Aldemir eleito prefeito. A Pesquisa foi publicada no site Polêmica Paraíba (veja abaixo).

Em Pedras de Fogo, o mesmo instituto Datavox apontou um empate técnico em 2016 entre o prefeito Dedé Romão e Aurilécio, a pesquisa foi publicada no site PB Agora. O resultado foi a vitória esmagadora de Dedé com 54,8% dos votos, com quase 2 mil votos na frente de Aurilécio. (Veja a pesquisa abaixo)

Também em 2016, o Instituto Datavox foi proibido de divulgar uma pesquisa em Bayeux pela Justiça Eleitoral após o juiz identificar “Gritante Contradição” e determinou a suspensão da pesquisa Datavox na cidade sob pena de multa de R$ 100 mil. O juiz da 61ª Zona Eleitoral, Marcial Henrique Ferraz da Cruz, suspendeu a publicação da pesquisa Datavox para prefeito de Bayeux, no ano de 2016 na pesquisa que informou à Justiça Federal um campo amostral de 4000 pessoas e um público pesquisado reduzido para 400 entrevistados.

“Ora, tal descompasso impossibilita aferir a efetiva credibilidade da pesquisa, considerando a enorme disparidade entre uma informação e outra, vez que há uma diferença de 3.600 (três mil e seiscentas) pessoas. Note-se que esta divergência impede até mesmo de se verificar a margem de erro, já que o plano amostral é imprescindível para se estabelecer este dado da pesquisa”, despachou. Ele também chamou a atenção para o fato do Instituto não indicar onde residem os entrevistados. (Veja Matéria abaixo).

Se continuar nesse ritmo, senhores candidatos e candidatas, lembrem que “Os últimos serão os primeiros”, se depender dessas pesquisas, essa frase se confirmará.

Confira abaixo as pesquisas que deram errado:

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.