• quinta-feira, 28 de março de 2024

O Governo da Paraíba divulgou a avaliação mais recente do Plano Novo Normal com a análise situacional da pandemia da Covid-19 no Estado. A nova classificação das bandeiras, que norteiam as medidas preventivas para impedir o aumento no número de casos do vírus, passa a vigorar a partir da próxima segunda-feira (19). Esta avaliação evidencia o dobro de municípios em bandeira verde desde o último estudo, passando de 13 para 26 municípios com menores restrições. As bandeiras levam em conta indicadores como: percentual de novos casos, letalidade (óbitos), ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social.

A 10ª avaliação destaca que municípios classificados em bandeira amarela na 9ª avaliação permaneceram nesta condição representando 81% dos municípios paraibanos. Constatou-se ainda transições de algumas bandeiras para a bandeira amarela, sendo seis municípios da bandeira verde para a bandeira amarela. Nesta avaliação foram registradas também 25 transições da bandeira amarela para a bandeira verde, que teve sua participação elevada para 11% dos municípios paraibanos. Não houve transição da bandeira amarela para a bandeira laranja, que teve sua participação reduzida para 8% dos municípios paraibanos. Ao todo, 13 municípios paraibanos transitaram da bandeira laranja para a bandeira amarela.

Para o secretário executivo de Saúde do estado, Daniel Beltrammi, este saldo positivo com o aumento de flexibilizações não significa que a população deve se descuidar em relação à prevenção do vírus. “Este avanço não deve fazer com que relaxemos nas medidas de segurança já conhecidas pela população que consistem no uso de máscara, lavar as mãos e manter o distanciamento social. Estas práticas são importantes para que sigamos avançando contra a doença”, frisou o secretário.

Sobre as ocupações hospitalares dos leitos de UTI para adultos na Paraíba, a comparação entre a 9ª e 10ª avaliações aponta um comportamento de aumento de 2,86% na 1ª Macrorregião de Saúde, de 0,86% na 2ª Macrorregião de Saúde e de expressivos 12,57% na 3ª Macrorregião de Saúde. “O resultado destas análises devem manter as autoridades sanitárias municipais ainda mais engajadas no combate efetivo à Covid-19 em ambiente extra-hospitalar, por meio de medidas de promoção e prevenção em saúde, junto aos domicílios paraibanos”, explicou.

As informações completas da 10ª Avaliação do Plano Novo Normal, bem como a lista de municípios por bandeiras com suas respectivas avaliações para o critério e a íntegra da Nota Técnica estão disponíveis no site do Governo da Paraíba no endereço paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/novonormalpb

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.