• sexta-feira, 19 de abril de 2024

O Baú do Ninja desta quinta-feira (22) relembra o dia que então primeira dama Ana Cláudia Vital do Rêgo foi flagrada em vídeo, ao lado da concunhada, Vilauba, negociando emprego em troca de voto.

Na ocasião, o procurador Regional Eleitoral, José Guilherme Ferraz, chegou a encaminhar ao departamento de Polícia Federal, na capital paraibana, todo o material para apurar a veracidade do conteúdo.

O escândalo foi tão grande, que virou até CPI na Câmara de Campina Grande.

RELEMBRE O VÍDEO

Relembre o caso

Um vídeo anexado à denúncia de compra de votos, feita ao TRE pela coligação “Por Amor à Paraíba”, no dia 11 de outubro, mostra Ana Cláudia e Vilauba Morais negociando emprego, ajuda de custo e casa para cabos eleitorais de Campina Grande em troca de votos.

Nas imagens é negociado um emprego para a cabo eleitoral “Paula” no Programa de Saúde da Família (PSF) da cidade. Já para a cabo eleitoral Odete, as esposas negociam ainda ajuda de custo e a inscrição num programa de casas populares. No vídeo, as cooptadas se comprometem ‘vestir a camisa’ da campanha do senador José Maranhão (PMDB) e articulam boca de urna próxima às seções eleitorais.

Além do vídeo, o jurídico da coligação do governador Cássio Cunha Lima (PSDB) chegou a apresentar testemunhas.

CPI

Por conta do escândalo, à época, a Câmara Municipal de Campina Grande aprovou, no dia 17 de outubro do mesmo ano, a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar os fatos revelados pelo vídeo, apesar da afirmação do então prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego (PMDB), de que as supostas provas seriam resultado de uma “trucagem grosseira”.

O presidente da CPI, à época, era o vereador João Dantas. Ele destacava que várias cópias dos vídeos haviam sido encaminhadas para instituições idôneas emitirem laudos sobre a autenticidade do material, tendo sido confirmada a legitimidade do documento audiovisual.

Atualmente Ana Cláudia é candidata à disputa majoritária na Rainha da Borborema.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.