• sexta-feira, 29 de março de 2024

O candidato à Prefeitura de São Bento, Galego Souza (Progressistas) realizou na noite desta quinta-feira (22) a 4ª live da sua campanha eleitoral e desta vez o tema abordado foi Educação.

Galego destacou que durante os seus dois mandatos à frente da gestão municipal e como deputado estadual, a área é uma prioridade, já que a Educação é porta de entrada para que os são-bentenses possam conseguir melhores colocações no mercado de trabalho.

O candidato relembrou feitos da época em que foi prefeito, entre eles a valorização do profissional da Educação, com o custeio de curso superior para os professores, a reforma, construção e ampliação de escolas e creches, além da compra de mais ônibus de transporte escolar para atender os estudantes que precisam se deslocar para outros municípios.

“A Educação é uma área que nas nossas gestões foi prioridade. Um marco das nossas gestões é a valorização do profissional da Educação. Quando cheguei à prefeitura de São Bento em 2005, recebi um comunicado do Ministério da Educação que todos os professores da rede básica de Educação precisavam concluir o nível superior então eu sentei com a secretária, com os coordenadores e fizemos um plano para solucionar aquele problema, pois era grande a dificuldade dos professores trabalharem e se deslocarem para outros municípios para estudar e fazer uma graduação.
Então encontramos uma solução que foi uma parceria com a Universidade do Vale do Acaraú e a prefeitura teve o compromisso de custear as despesas dessa parceria para que a UVA viesse ministrar o curso todos os finais de semana aqui, pagos com recursos próprios do município, dando a oportunidade para mais de 300 professores concluírem o curso superior. Para se ter uma ideia quando assumi a prefeitura poucos professores eram formados, quando saí deixei um grande número de profissionais já com doutorado” comemorou Galego.

Além da valorização dos professores, Galego detalhou outras ações realizadas.

“Durante minhas gestões o IDEB sempre esteve em constante crescente. Também cuidamos de aprovar o plano de Cargo Carreira e Remuneração que era outro sonho do magistério e dos profissionais de Educação, um plano bem elaborado dentro daquilo que a educação municipal precisava” pontuou.

Galego também falou sobre a implantação de creches e reformas e construção de escolas.

“Eu quando prefeito nas gestões anteriores reformei todas as escolas e cuidei de equipar todas. Também construí escolas novas no padrão do ministério da Educação, além da construção de duas creches totalmente equipadas. Fora isso quando cheguei encontrei três ônibus e a maioria dos alunos eram transportados em carros abertos e passei a aperfeiçoar o transporte escolar e quando saímos deixamos a prefeitura de São Bento com 18 ônibus todos eles com manutenção feita em dia no período de férias” declarou.

Com relação aos projetos futuros, Galego Souza detalhou que fará além do que já fez anteriormente, reforçando não só o ensino fundamental e médio, mas dando todo o suporte aos estudantes do ensino superior.

“Da mesma forma que melhorei o ensino Fundamental e Médio, terei a satisfação de dar todo o suporte e apoio ao Superior. O compromisso que faço é de a partir de janeiro já começar a elaboração de projetos, reunir todos os técnicos na preparação de projetos para a construção de creches nos principais bairros e comunidades rurais da nossa cidade. Eu me comprometo a trabalhar junto ao ministério da Educação na alocação de recursos para dar melhor condição de trabalho aos profissionais e de melhor condição de ensino para os estudantes. Esse é um compromisso que faço e faço com conhecimento pois São Bento me conhece e sabe que tudo que prometi quando fui candidato das outras vezes tudo foi cumprido e fiz além do que prometi” disse.

Além de pontuar as ações que serão desenvolvidas no seu mandato, Galego lamentou o descaso com que a Educação está sendo tratada na atual gestão e o superfaturamento registrado em obras de reformas de escolas.

“Na atual gestão estão sendo feitas reformas de forma superfaturada. Eu vejo algumas licitações de reformas, a exemplo da licitação da reforma da escola Manoel Cesário de Araújo na comunidade do Riachão, uma escola pequena e a reforma custou cerca de 400 mil reais, a segunda licitação de uma escola no São Bentinho custou cerca de 800 mil reais. Isso é brincar com o dinheiro público. Isso não existe. A licitação da escola Martiniano Moreira Dantas lá no Cipó, só com 2 salas de aula custou cerca de 600 mil reais, ninguém sabe pra onde foi esse dinheiro, precisa que o Ministério Público faça uma investigação e acompanhamento destes recursos. A reforma da Escola dr. Jarques custou cerca de 1,2 milhão, valor que dá pra construir uma escola grande isso é farra com dinheiro público” denunciou.

DENÚNCIA

Ainda na live, Galego denunciou que a prefeitura de São Bento, ao contrário do que o prefeito declara, continuou realizando licitações e contratos com as empresas investigadas na Operação Famintos.

“No debate o prefeito disse que tinha suspendido as compras do Grupo Fonseca Pires, porém ele deixou de comprar apenas de uma das empresas. Deixou de comprar da Santa Maria e passou a comprar de uma distribuidora que faz parte do grupo. Vale lembrar que essas empresas são do empresário que pagou parcela do carro de luxo do prefeito com recursos da merenda escolar. Uma empresa investigada, o empresário foi preso, é amigo do prefeito. Isso precisa ser explicado na justiça. Ainda tem mais três parcelas que foram pagas com recursos de um órgão que cuida da educação. Isso é crime” sentenciou.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.