• sexta-feira, 19 de abril de 2024

A saúde das mulheres terá uma atenção mais que especial na futura administração de Cícero Lucena, pré-candidato a prefeito pelo Progressistas, em João Pessoa. A rede municipal de saúde vai passar a contar com um programa de assistência à gestante, que terá consultas mensais, exames laboratoriais e ultrassom, além do transporte gratuito durante todo o período da gravidez. O programa “Carinho, pré-natal” integra o plano de governo do candidato progressista, interligado com a Rede Saúde da Mulher.

Os cuidados com as mães no momento de alta complexidade como a gestação podem significar a diferença entre a vida e a morte. Segundo dados do Ministério da Saúde, 85 mulheres grávidas já morreram (nos cinco primeiros meses deste ano) em João Pessoa.

Uma das medidas que vai permitir uma prevenção efetiva é a vinculação do pré-natal da gestante à maternidade de referência para o parto. A possibilidade de falhas no atendimento será reduzida, já que todos os dados sobre quem estiver sendo atendida estarão ao alcance da equipe, no prontuário eletrônico.

A morte materna é qualquer morte que ocorre durante a gestação, parto ou até 42 dias após o parto. Ela pode ser decorrente de qualquer causa relacionada ou agravada pela gravidez e em torno de 92% das mortes maternas são por causas evitáveis e ocorrem, principalmente, por hipertensão, hemorragia ou infecções.

As ações de saúde serão integradas com outras áreas da administração municipal e até de outros níveis, a exemplo do Governo do Estado. O programa pré-natal também vai trabalhar em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, garantindo o enxoval às gestantes de maior vulnerabilidade. “Nosso cuidado com as pessoas precisa estar associado à humanização dos serviços e a assistência social, já que aqueles que mais precisam enfrentam um sofrimento enorme justamente na hora que em que estão fragilizados”, destacou o progressista.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.