• sexta-feira, 29 de março de 2024

Moradores do município de Conde, no Litoral Sul do Estado, denunciam que a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) realizou audiência pública para tratar da obra de esgotamento sanitário em Jacumã, sem a participação da população, com apenas um grupo de comerciantes. Conforme a empresa, obra vai possibilitar a coleta e o tratamento do esgoto domiciliar do distrito de Jacumã e da praia de Carapibus, localizados no município.

De acordo com a denúncia, na audiência não foram apresentados documentos e, provavelmente, não foram realizados estudados e análises do impacto ambiental em Gurugi, onde serão construídas a estação de tratamento, duas de bombeamento e a lagoa de decantação. O local não conta com saneamento básico, não recebe água da empresa de abastecimento e também não tem pavimentação, mas servirá para receber os dejetos de Jacumã e Carapibus, o que causou revolta na população. Conforme populares, a melhor opção seria utilizar locais em Tabatinga ou Coqueirinho para realizar a obra.

Ainda conforme a denúncia, a maioria dos moradores não sabem como será o processo de construção, orçada em mais de R$ 40 milhões, devido a falta de documentação apresentada na reunião. A obra deve ter aprovação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“Eles querem abrir pra botar canalização na Ilza Ribeiro e depois começar a bombear os dejetos para Gurugi, mas ainda tem muita coisa em aberto e não responderam absolutamente nada”, afirmou um dos moradores.

O medo da população, no entanto, é que a obra se torne mais um elefante branco. “Entraram na Justiça pedindo utilidade pública, mas o processo para a estação de tratamento, duas de bombeamento e a lagoa de decantação em Gurugi está em andamento, correndo o risco de se tornar um elefante branco e ficar parada”, destacou outro popular.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.