• terça-feira, 23 de abril de 2024

Mesmo com o nível elevado de óbitos e casos confirmados da Covid-19 na Paraíba, o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, apontou um cenário de esperança na Paraíba diante das últimas medidas registradas para combater o avanço da Covid-19.

“Anteontem fomos o único Estado do Nordeste em cor amarela, ontem estávamos junto com a Bahia, então esse é um cenário que nos alegra nesse momento”, ressaltou.

O secretário comentou também sobre a queda no número de pessoas aguardando por leitos e apontou duas motivações: o aumento de leitos no Estado e o reflexo das medidas restritivas que vêm sendo tomadas desde o dia 23 de fevereiro, quando foram aplicadas sanções mais pesadas aos finais de semana.

– Com esse “feriadão” de 10 dias, se você paraibano colaborar, nós teremos um cenário daqui há 15 dias bem melhor do que estamos agora – completou, enfatizando que essas restrições trazem um declínio no número de casos novos e, consequentemente, uma ocupação menos célere dos leitos.

Na ocasião, Geraldo respondeu ainda questionamentos sobre a quantidade de kits de intubação disponíveis na Paraíba para utilização.

“Recebemos do Ministério da Saúde um suporte no sábado de 5 dias de kits de intubação, isso ajuda. O Estado tem uma reserva de aproximadamente 20 dias, mas há um aceno do Ministério que vai continuar dando suporte na oferta desses kits, porque essas medicações são essenciais para o paciente que está em UTI intubado, com ventilação mecânica”, finalizou.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.