• quarta-feira, 24 de abril de 2024

Aproximadamente 100 crianças e adolescentes estão nas ruas da cidade de João Pessoa em situação de vulnerabilidade social e exploração de trabalho infantil, em semáforos, portas de lojas ou supermercados atualmente. As informações se referem a dados coletados pela equipe de trabalho do Serviço Especializado de Abordagem Social (Ruartes), da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de João Pessoa, nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2021. Para dar apoio às famílias e retirar as crianças das ruas, além de cadastrar os menores, as equipes do município encaminham as pessoas para os serviços de assistência social oferecidos na rede.

“Nosso trabalho de coleta de dados é diário. Esse número poderia ser um pouco maior levando em conta que cerca de 15 a 20 crianças se escondem, fogem quando nossa equipe chega para coletar os dados”, afirmou Maria do Amparo dos Santos, coordenadora do programa Ruartes. Segundo ela, são crianças de 0 a 12 anos e adolescentes. “Quase sempre estão acompanhados por um adulto, que observa de longe, enquanto eles pendem dinheiro nas portas de lojas, vendem balas ou circulam entre os carros nos semáforos pedindo dinheiro aos motoristas”, disse.

Ela analisa que o cenário social promovido pela pandemia agravou a situação com o aumento do desemprego no país. “Nós sempre mantemos o dialogo com os pais e orientamos a não trazerem as crianças para os locais de mendicância para não deixá-las expostas ao sol, chuva ou acidentes de trânsito, mas eles sempre trazem e usam as crianças para tentar sensibilizar as pessoas. Já tivemos um caso de uma mulher com um bebê de apenas 20 dias”, lamentou.

Após a abordagem das crianças e adolescentes nas ruas, as equipes do Ruartes encaminham os casos aos Conselhos Tutelares da Capital. Em situações em que a família não tem moradia, o Ruartes encaminha para o acolhimento na Casa de Passagem da Família da Prefeitura de João Pessoa.

Outras ações – A Secretaria de Desenvolvimento Social e a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de João Pessoa mantêm outras ações de amparo e proteção a pessoas que vivem em situação de rua, a exemplo da distribuição de 260 marmitas em vários pontos da cidade, de segunda a sexta, e um kit (álcool gel, sabonete, sabão e máscara) uma vez por semana. Refeições também são distribuídas para famílias carentes nas Cozinhas Comunitárias, gratuitamente, e nos Restaurantes Populares, ao preço simbólico de R$1, além de contar com outras ações sociais desenvolvidas no Centro de Referência da Cidadania (CRC).

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.