• sábado, 20 de abril de 2024

A Câmara de Bayeux aprovou, nesta quinta-feira (13), nove requerimentos e uma Indicação de autoria dos vereadores da Casa. As solicitações pautam melhorias para a população e para a cidade na infraestrutura de ruas, tráfego e saúde. Durante a sessão também foi aprovado um voto de aplauso à enfermeira Maria do Carmo Pereira de França pelos serviços prestados e apresentada verbalmente uma solicitação para que Bayeux institua a carga horária de 30h semanais para a categoria.

Durante a Ordem do Dia, entre os principais requerimentos estiveram o que pede maior controle de tráfego de veículos no viaduto, de autoria de Adjair da Saude (PCdoB); manutenção dos equipamentos de ginástica das praças e providências quanto a falta de equipamentos obrigatórios nas ambulâncias, ambos de autoria de Cal do Sesi (PTB); restauração dos redutores de velocidade na Avenida Liberdade, de autoria do Pastor Josimar (PP); e reestruturação e reabertura do setor de fisioterapia da Policlínica Benjamim Maranhão, de Hermerson Caminhoneiro (PP).

Ainda foi aprovado o projeto de Indicação de autoria conjunta da vereadora França (PL) e do vereador Nildo da Casa Branca (PTB) que pede a prefeita Luciene Gomes (PDT) que o município possa encaminhar à Casa um projeto de Lei com o intuito de fornecer absorvente higiênico às mulheres em estado de vulnerabilidade e/ou situação de rua do município. O requerimento havia sido apresentado na sessão anterior e parabenizado pelos pares. De acordo com França, a falta deste produto atinge diretamente a dignidade humana, direito básico à sociedade.

Enfermeiros

Os vereadores aproveitaram a sessão para homenagear os profissionais de enfermagem, que tiveram seu dia comemorado internacionalmente nessa quarta-feira (12), em especial a enfermeira Maria do Carmo Pereira de França, que teve um Voto de Aplauso em seu nome aprovado na Casa “por seus excelentes serviços prestados na área da saúde, sempre com muita dedicação e competência, em benefício dos munícipes bayeuxenses”, diz o texto da autora, vereadora Rosiene Sarinho (PP).

Além das homenagens, os parlamentares também demonstraram apoio e pediram aos deputados e senadores paraibanos atenção ao projeto de Lei 2564/2020, que tramita no Senado, e que regulariza o piso salarial da categoria, bem como a carga horária de 30h semanais. De acordo com o vereador Luciano do Impacto Som (PV), a categoria é imprescindível para a saúde, mas são pouco homenageados e prestigiados pelos governantes. Buscando mais valorização para os enfermeiros, o vereador ainda apresentou verbalmente uma solicitação para a regularização municipal da carga horária de 30h para a categoria.

“Por que não Bayeux sair na frente com essa regularização? Essa é uma luta antiga da categoria. […] A força desses profissionais veio à tona durante a pandemia e a cidade de Bayeux tem conseguido passar pela Covid-19 por conta do trabalho humanizado apresentado pelos nossos profissionais, então, precisamos buscar essa valorização através da regularização da carga horária. A redução do horário reduz o desgaste, o estresse e ainda aumenta o número de vagas”, destacou o vereador Luciano.

Solicitações verbais

Já entre as solicitações verbais foram apresentados pedidos de melhorias em infraestrutura, a exemplo da drenagem de ruas, tapa buracos, calçamento e melhorias nas ruas do Mário Andreaza. O vereador Jefferson Oliveira (PL) apresentou um projeto para instituir no município o banco de ração e utensílios para os animais, auxiliando nas doações para os bichos que necessitam de cuidados. Na Saúde, Cal do Sesi (PTB) solicitou a reforma da UBS Baralho e Nildo da Casa Branca (PTB) pede passe livre nos transportes coletivos para os profissionais de saúde do município.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.