• quinta-feira, 28 de março de 2024

Um antigo sonho da população de Santa Luzia acaba de ser concretizado. O prefeito José Alexandre de Araújo – Zezé anunciou, neste sábado (12), o fim do lixão a céu aberto, localizado entre as comunidades Queimadas e Santo Antônio, na zona rural. Na oportunidade, o gestor assegurou ainda a recuperação de áreas degradadas pelo despejo de dejetos e parceria para capacitação dos catadores, de modo a assegurar garantias de trabalho e renda para as famílias envolvidas.

De acordo com o prefeito Zezé, desde a última quinta-feira (10) que os resíduos sólidos recolhidos no município deixaram de ser depositados no antigo lixão. Todo o material é tem sido transportado para a Central de Tratamento de Resíduos do Vale do Piancó (CTR-VP), que recebe e faz a destinação correta e tratamento do lixo, conforme as regras ambientais. A CTR-VP é uma iniciativa privada, que já mantém convênio com outros municípios paraibanos, inclusive, com recomendação do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

“O município de Santa Luzia extinguiu, definitivamente, o problema do lixão da cidade, fizemos um contrato com a empresa responsável pela coleta para transportar o lixo que hoje é recolhido diretamente para a cidade de Piancó, onde é destinado a uma central de tratamento específica, dotada de todas as normas técnicas e licenças ambientais para fazer o tratamento desses resíduos sólidos dentro dos padrões em vigor”, anunciou o prefeito.

RECUPERAÇÃO DA ÁREA DEGRADADA

Ainda de acordo com o prefeito Zezé, o município resolve de vez um problema histórico que é a destinação correta do lixo, em cumprimento das regras ambientais. Também atende acordo e cumprimento de termo de ajustamento de conduta (TAC) celebrados com o Ministério Público da Paraíba (MPPB), que inclui a recuperação de áreas degradadas pelo despejo de dejetos.

“Após o fim do recebimento do lixo, a Prefeitura de Santa Luzia iniciará o processo de revitalização da área degradada, que foi um compromisso firmado com o Ministério Público. Vamos fazer o reflorestamento da área com o plantio de árvores no local. Vamos mudar essa realidade, apagando de vez a imagem negativa e degradante promovida pelo antigo lixão de Santa Luzia”, assegurou.

CATADORES

Na oportunidade, o gestor também falou sobre a preocupação em garantir trabalho e renda para os trabalhadores que atuavam na separação de resíduos no lixão de Santa Luzia.

“Vamos capacitar os trabalhadores (catadores) dessa área para que eles não percam o seu meio de sobrevivência. Todas as famílias já estão cadastradas junto a Prefeitura. Vamos dar a assistência necessária nesse sentido e ofertar meios de trabalho e renda para essas pessoas, para que eles possam se organizar e ser inseridas, inclusive, em uma associação própria”, assegurou.

PARCERIA COM A POPULAÇÃO

Após o fim do antigo lixão, a Prefeitura de Santa Luzia inicia os preparativos para uma ampla campanha de conscientização para a coleta seletiva no município. O objetivo é orientar a população sobre a importância do apoio da população no processo de separação correta do lixo doméstico, que incluem os resíduos orgânicos (itens de origem animal ou vegetal, normalmente produtos consumidos na cozinha), e recicláveis (papéis, plásticos, vidros, metais).

“Pedimos que a população possa já iniciar o processo de reciclagem em suas casas, separando corretamente os resíduos sólidos. Essa separação ajuda no processo de reciclagem e contribui para com o meio ambiente. O fim do lixão é um marco histórico, algo extremamente importante para Santa Luzia”, concluiu.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.