• sexta-feira, 19 de abril de 2024

Na manhã desta quinta-feira (17), o prefeito de Patos, Nabor Wanderley ( Republicanos) recebeu das mãos da secretária executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária, Roseana Meira, um caminhão refrigerado, balanças eletrônica de mesa e de piso, freezers horizontais e verticais, impressoras, monoblocos e pallets que serão utilizados para a modernização da Central de Recebimento de Produtos da Agricultura Familiar, na cidade de Patos.

A solenidade que aconteceu no Centro de Convenções de João Pessoa tem como objetivo a aquisição dos equipamentos, fruto de um convênio entre o Governo do Estado e o Governo Federal no montante de R$ 9,9 milhões, em que 84 municípios paraibanos vinculados ao Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade compra com doação simultânea (PAA/CDS), foram contemplados, a exemplo do município de Patos. Ficando a contrapartida financeira a cargo da gestão estadual e os municípios com a responsabilidade da operacionalização.

Para o prefeito Nabor, a aquisição desses equipamentos vai oferecer melhores condições de trabalho para o abastecimento do banco de alimentos. O prefeito aproveitou a oportunidade para agradecer ao governador João Azevedo pelo compromisso com os municípios e agradeceu também ao Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, que é parceiro desse projeto. “Aqui tem recurso do Estado e do Governo Federal e em nome de todos nós cidadãos patoenses quero agradecer por esse empenho. Recebemos aqui um caminhão refrigerado, um freezer horizontal, um freezer vertical, balança, paletes para acomodar os alimentos, caixas para o transporte, enfim, uma estrutura que nós estávamos precisando para o PAA poder atender melhor nossa demanda” agradeceu Nabor.

O gestor municipal disse ainda que Patos tem muita dificuldade de carro e que, muitas vezes, é preciso alugar veículos para buscar os alimentos e a entrega do caminhão refrigerado, além da economia, os alimentos doados seriam melhor acondicionados, chegando de forma bem mais saudável à mesa do cidadão.

A secretária executiva Roseana Meira destacou o compromisso da gestão de Patos com o PAA e enfatizou a importância de modernizar os Centros de Abastecimentos, principalmente, o de Patos que atende não só o município, mas toda a região. “Sabendo que Patos tem uma representatividade, uma importância muito grande na região, a gente não podia, de forma alguma, deixar de disponibilizar esses equipamentos. Sabemos do compromisso da gestão e da importância que é o PAA dentro de um momento tão difícil de insegurança alimentar no nosso Estado e em nosso país”, declarou Roseana.

De acordo com informações da Secretária de Desenvolvimento Social de Patos, Helena Wanderley, o programa PAA atende cerca de 20 mil pessoas.

Programa de Aquisição de Alimentos – O PAA tem como finalidade promover o acesso à alimentação, assunto que tem voltado a ocupar espaço de prioridade na lista de preocupações das sociedades do mundo todo, inclusive no Brasil, e estimular a agricultura familiar, que representa 90% da economia dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, que é responsável pela renda de 40% da população economicamente ativa no país e por mais de 70% dos brasileiros ocupados no campo.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.