• sábado, 20 de abril de 2024

A Caravana do Cuidar chegou à oitava edição, levando sua roda de serviços ao bairro de Mandacaru, em João Pessoa. Na manhã desta sexta-feira (13), o projeto itinerante promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), instalou-se na praça Jardim Mangueira. Por lá, foram realizados 715 atendimentos, entre demandas de assistência social, empregabilidade, saúde e direito do consumidor.

Em meio a toda gama de serviços, a Caravana do Cuidar oferece grandes oportunidades, como encaminhamento ao primeiro emprego. A estudante Kaylanny Menezes, de 15 anos, está prestes a realizar esse sonho. Em abril passado, ela se inscreveu no banco de talentos do Acessuas Trabalho, durante uma ação do serviço no bairro. Recentemente, ela foi encaminhada para um processo seletivo de um banco e acabou sendo aprovada, dentro da política do Jovem Aprendiz. “Estou muito feliz. A previsão é que eu já comece a trabalhar ainda este mês”, contou.

Ao saber que a equipe do Acessuas Trabalho estaria na Caravana do Cuidar, ela não perdeu tempo e orientou a amiga Thaysa da Silva Barros, de 16 anos, a também se inscrever no programa. “Juntei meus documentos e vim para a praça exclusivamente para isso. Nunca tive experiência no mercado. Gosto bastante da área de vendas e espero muito conseguir uma oportunidade”, disse Thaysa, que cursa o 2º ano do Ensino Médio.

Também teve quem foi à Caravana para resolver pendências. Há um ano, o ajudante de eletricista Marcos Antônio começou a ter problemas com uma operadora de telefonia celular, que o cobrou uma multa indevidamente. Após se dirigir cinco vezes à empresa e não solucionar a situação, ele foi à praça Jardim Mangueira, nesta manhã, para buscar orientações junto ao Procon-JP. “Eles conseguiram marcar uma audiência com a operadora. Acredito que, agora, vamos resolver”, comemorou. Marcos Antônio aproveitou a roda de serviços para fazer testes rápidos de Covid-19 e glicemia.

Ouvidoria – A partir desta oitava edição, a Caravana do Cuidar passou a contar também com a participação da Secretaria Executiva da Transparência Pública (Setramp). A pasta esteve presente no projeto com uma equipe da ouvidoria municipal. Dona Marlene Souza foi uma das pessoas que fez o uso do serviço. Ela buscou atendimento para registrar um elogio às equipes da USF Alto do Céu Integrado. “Os profissionais de lá desempenham um ótimo trabalho, estão sempre disponíveis. São pequenas coisas que fazem a diferença. E precisamos reconhecer isso”, disse. Através da ouvidoria, também é possível fazer denúncias, reclamações, solicitações e sugestões.

Balanço – Ao todo, a passagem do projeto por Mandacaru resultou em 162 atualizações de dados no Bolsa Família; 20 novos cadastros no CadÚnico; 12 inscrições no Acessuas Trabalho, das quais, sete já foram conduzidas para seleções de emprego; 50 cadastros no Sine-JP; 22 encaminhamentos para adesão ao programa Criança Feliz; 100 testes rápidos de hepatite e outros dois de Covid-19; 72 testes de glicemia; aplicação de 21 vacinas contra tétano e hepatite; sete atendimentos médicos; 100 orientações de higiene bucal; 20 atendimentos de auriculoterapia; oito atendimentos no Procon-JP e 40, na ouvidoria.

Parcerias – Para a realização da Caravana do Cuidar, a Sedhuc conta com o apoio daSetramp; daSecretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest); da Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP); da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); do Procon-JP; e da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.