• sábado, 20 de abril de 2024

A partir desta quinta-feira (23), a Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), promove a Semana Municipal da Pessoa Idosa. As ações comemorativas se encerram em 1º de outubro, quando se celebra o Dia Internacional do Idoso. Até lá, diversas atividades esportivas, lúdicas e informativas serão realizadas no Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa (CRMPI), que funciona no bairro do Altiplano.

A solenidade oficial de abertura da Semana acontecerá às 8h. Contudo, às 7h, o CRMPI já estará de portas abertas para realização de uma aula expositiva de aeróbica dançante para idosos. Em seguida, acontecem uma Oficina da Memória, às 9h30; atendimento nutricional, às 14h; e oficina de artesanato, às 15h. Vale ressaltar que todas as atividades seguem protocolos sanitários de combate à Covid-19.

Palestras – A programação contará ainda com uma série de palestras informativas. Na sexta-feira (24), a nutricionista Claudileuza Araújo comandará um bate-papo sobre ‘Hábitos alimentares durante a pandemia’, às 10h. As atividades serão retomadas na segunda-feira (27), também às 10h, com o ortopedista Felipe Cena falando sobre ‘Precauções para a 3ª Idade’.

Já na terça (28), o monsenhor Ednaldo Araújo conversará com os idosos, às 14h, sobre ‘Espiritualidade em tempos de pandemia’, enquanto na quarta (29), no mesmo horário, eles participarão de uma roda de debate sobre a importância de exercícios físicos para o bem-estar físico e mental da pessoa idosa. Na quinta (30), a assistente social Erika Araújo palestrará, às 8h30, sobre o ‘Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade da pessoa idosa’.

Encerramento – Para fechar a Semana, a sexta-feira (1ª) contará com uma programação de atividades esportivas e lúdicas. Às 8h, acontecerão os Jogos Integrativos de Câmbio, com vôlei adaptado para idosos. Na sequência, ocorrerão a apresentação da banda baile Cidade Verde; uma rodada de jogos de cartas; sorteios de brindes; e uma exposição retrospectiva do CRMPI. O encerramento será às 10h50, com apresentação do trio pé-de-serra Amigos do Forró.

Objetivos – A Semana da Pessoa Idosa foi instituída pela Lei nº 11.676, de 30 de abril de 2009, com o objetivo de estimular as atividades físicas e mentais nas pessoas da melhor idade; conscientizar o idoso de sua importância como fonte de experiência, com fundamental papel na construção de uma sociedade com maior qualidade de vida; e sensibilizar os diversos segmentos sociais sobre o papel e a respectiva importância do idoso.

CRMPI – O Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa está localizado na Rua Ana Guedes Vasconcelos, S/N, no bairro do Altiplano. Trata-se de um lugar de acolhimento, voltado para o desenvolvimento de políticas públicas para o idoso. Por lá, são oferecidas atividades gratuitas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30, com o objetivo de garantir o envelhecimento saudável, calcado no tripé da saúde do corpo, da mente e da espiritualidade.

O serviço retomou recentemente os trabalhos presenciais, recebendo idosos já imunizados contra a Covid-19. Porém, também segue com atividades on-line, como aulas de aeróbica e alongamento; exercícios cardio; escuta psicológica; oficina da memória e nutrição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3214-8188.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.