• quinta-feira, 25 de abril de 2024

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), criou o projeto ‘GCM Saudável’, que é um treinamento com práticas esportivas voltado para os servidores da Guarda Civil Metropolitana. Os exercícios são coordenados por profissionais de educação física e promovem mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para seus servidores. Nesta sexta-feira (12), as atividades aconteceram na praia de Cabo Branco.

O treinamento teve início na última sexta-feira (5) e já se consolida como atividade fixa no calendário da Secretaria. “O projeto teve tanto sucesso entre os guardas que agora já passa a fazer parte do nosso calendário semanal. Todas as sextas, o servidor terá esse momento para praticar atividades físicas orientadas por profissionais. O projeto é gratuito e é um ótimo momento para cuidar da saúde física e mental”, afirmou João Almeida, secretário de Segurança Urbana e Cidadania da Capital.

As atividades físicas são realizadas todas as sextas-feiras, das 6h às 8h, nas areias da praia de Cabo Branco, nas imediações da Fundação Casa José Américo. Na ocasião, os participantes podem realizar as seguintes atividades: assessoria de corrida, mediada pelo educador físico Edson Swendsen; funcional beach, acompanhado pela educadora física Íris Moreira; além de defesa pessoal, com Mairto Costa. O projeto conta ainda com o auxílio da educadora física Katharina Beker.

Para o guarda civil Guilherme Galdino, que está há sete anos na instituição, este é um momento único que a corporação vive e é sentido por todo o grupo. “Eu estou muito satisfeito com o projeto e os meus colegas de farda também. O entusiasmo da equipe que está participando é grande com relação ao desempenho das atividades, pois são exercícios que promovem qualidade de vida e nos deixam mais preparados para o exercício da função. Por vezes, nos deparamos com situações que precisamos estar com mais vigor para proteger a sociedade. Os organizadores estão de parabéns”, disse.

Além das práticas esportivas, o projeto conta com avaliação de saúde básica, com teste de glicemia, aferição de pressão arterial e anamnese completa.

“Estamos muito felizes com o projeto, já que estamos nos tornando uma Guarda Civil saudável, mudando o ambiente institucional através de práticas esportivas que cooperam para diminuição de índice de estresse, ansiedade, depressão, risco de doenças cardíacas, diabetes, derrames, além de prevenir a obesidade e ampliar a sensação de bem-estar, autoestima, relacionamento profissional, familiar e a melhoria de aspectos emocionais”, observou Surama Soares Oliveira, subcomandante da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.