• quarta-feira, 24 de abril de 2024

O Hospital Geral de Mamanguape (HGM), que integra a rede hospitalar do Estado, recebeu o título de Hospital Amigo da Criança (IHAC). A iniciativa é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem a Portaria Nº 1.153/2014, cujo objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas e adotem práticas que promovam o aleitamento materno exclusivo desde as primeiras horas de vida, e o fortalecimento do cuidado aos recém-nascidos nas unidades neonatais.

A solenidade comemorativa ao título aconteceu nessa quinta-feira (2), na própria unidade, com o descerramento da placa. Na ocasião, o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, destaca o valor do título para evolução da assistência materno-infantil no estado. “Esse selo estimula uma mudança de comportamento necessária, com valorização do parto normal e incentivo ao aleitamento materno, que são fatores determinantes para diminuir a morbimortalidade tanto materna quando neonatal”, ressaltou.

Geraldo Medeiros elogiou a estatística de incidência de partos normais no HGM, que é a menor da Paraíba. “Em novembro deste ano, 71% dos partos realizados no Hospital Geral de Mamanguape foram normais. Isso reforça o compromisso com a saúde e demonstra que os profissionais da unidade compreendem a exata dimensão da importância do parto normal”, observou.

Sobre a assistência oferecida no HGM, o diretor da unidade, Daniel Gonçalves, cita o compromisso com as melhorias. “Conhecemos nossas fragilidades e temos trabalhado para melhorar nossos índices e ofertar um cuidado com ética, segurança e de maneira humanizada”. Ele mencionou o aprimoramento do parque tecnológico da unidade, o que reflete na qualidade da assistência aos pacientes: “Temos uma Unidade de Terapia Intensiva bem equipada, com leitos novos para ofertar o melhor tratamento aos nossos usuários”.

A diretora do Banco de Leite Humano Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, falou sobre a importância do aleitamento materno, uma das condutas avaliadas pelo Ministério da Saúde para concessão do selo IHAC, como um investimento de saúde pública. “A criança que mama cresce mais saudável e inteligente. Aliada às boas práticas de parto e nascimento preconizadas pelas unidades que possuem selo Amigo da Criança, a amamentação reduz drasticamente o risco de morbimortalidade materna e neonatal”, finalizou.

A Paraíba já conta com 16 hospitais com o título Hospital Amigo da Criança. A iniciativa é uma estratégia de intervenção na assistência hospitalar do pré-natal, ao parto e nascimento para garantir as boas práticas na atenção à mulher no parto e nascimento, baseado em evidências científicas, conforme preconizado pela OMS. Dentre as condutas necessárias para alcançar o título, são implementadas práticas que promovam o aleitamento materno exclusivo desde as primeiras horas de vida, e o fortalecimento do cuidado aos recém-nascidos nas unidades neonatais

.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.