• sexta-feira, 19 de abril de 2024

O governador João Azevêdo entrega, nesta quinta-feira (9), às 15h, a reforma do Bloco Cirúrgico do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos. Na obra, foram investidos R$ 390,8 mil. O novo Bloco Cirúrgico conta com três salas de cirurgia – preparadas para fazer exames de imagem, caso seja necessário na hora do procedimento – três leitos de RPA (Recuperação Pós-Anestésica), estar profissional e área de escovação.

Além da reforma física do espaço, serão entregues também os novos equipamentos para o bloco cirúrgico: quatro suportes de soro; cinco carros de emergência; cinco aspiradores; quatro baldes a chute com pedal; duas mesas cirúrgicas; três respiradores; dez carros de curativo; quatro monitores multiparametro; um eletrocardiógrafo; dois cardioversores; três camas motorizadas; dois armários em aço; 10 bombas de infusão; e dois oxímetros.

A obra de reforma do bloco começou no final de julho e foi concluída no final de novembro. Neste período, todas as cirurgias da unidade foram feitas numa clínica terceirizada sem nenhum prejuízo aos pacientes, mesmo tendo essa dinâmica exigido uma logística muito complexa de fluxos de ambulâncias para levar e trazer pacientes, e os veículos operacionais de transporte de materiais sujos e limpos, além de insumos.

As três amplas e modernas salas cirúrgicas do novo bloco foram construídas conforme determinação da norma reguladora RDC 50. Além das novas salas e espaços, a reforma permitiu ampliar a quantidade de leitos pós-anestésico, de dois para três unidades. Todas as salas do bloco foram baritadas e preparadas para fazer exames de imagem caso seja necessário na hora do procedimento.

O novo bloco será denominado ‘Dr. Antonio Ivanes Lacerda’, que era ortopedista do Complexo e um dos maiores entusiastas da reforma do bloco cirúrgico. Dr. Ivanes, que atuou como médico do Complexo entre os anos 1984 e 2021, faleceu de complicações de Covid, em janeiro deste ano. “Estamos na maior expectativa para começar a realizar as cirurgias no novo espaço e muito felizes pela conclusão da reforma, que era um antigo sonho de toda a equipe multiprofissional que atua no setor e que agora virou realidade”, destacou o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.