• quinta-feira, 25 de abril de 2024

Hoje as instituições de longa permanência localizados em João Pessoa abrigam 267 idosos e não possuem mais capacidade para receber outros. A fila de espera é de 1.099 idosos que aguardam uma oportunidade. A realidade fica ainda mais difícil no período do Natal, quando muitos deles não recebem sequer uma visita de parentes.

Para levar alegria e acolhimento para essas pessoas, o deputado Jutay Meneses (Republicanos) se uniu ao Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania e dos Direitos Fundamentais de João Pessoa, para apoiar a campanha ‘Adote um Idoso’.

A campanha tem o objetivo de incentivar as pessoas a ajudarem um idoso que esteja em instituições de longa permanência. A ajuda pode ser material, mas deve ser principalmente afetiva. Qualquer pessoa pode participar, seja levando algum item a fim de presentear um idoso, seja levando tempo e carinho em algum dia da semana.

Segundo a promotora de Justiça Sônia Maria de Paula Maia, muitos desses idosos estão institucionalizados porque foram deixados, por abandono da família, ou como medida de proteção, aplicada administrativamente pelo Ministério Público ou judicialmente, por viverem sozinhos ou não terem condições de gerir sua própria pessoa e prover a própria subsistência.

A promotora ressalta que os idosos que estão aptos à adoção pelos padrinhos e madrinhas podem ser encontrados nos ab-rogue, nas instituições de longa permanência para idosos, nas entidades filantrópicas de João Pessoa (Lar da Providência, Casa da Divina Misericórdia, Nosso Lar, Aspan – Associação Promocional do Ancião e Vila Vicentina).

Ainda segundo a promotora Sônia Maia, a adoção de um idoso pode ser feita a qualquer momento, não somente na época natalina. “Para adotar um velhinho ou uma velhinha, não é preciso esperar pelas festas natalinas. É um ato de amor e deve ser exercido de forma espontânea, sem espera de reconhecimento, de agradecimentos, nem honrarias”, conclui.

Atuação – Na busca de assegurar direitos e melhor qualidade de vida aos idosos da Paraíba, o deputado Jutay Meneses tem projetos voltados para essa parcela da sociedade. É de autoria do Republicano a Lei nº 11.855/2021, que garante a implantação do projeto para institucionalizar o programa Sorriso Saudável na terceira idade, que é voltado para pessoas que moram em clínicas, residências geriátricas, instituições de longa permanência, casas-lares ou similares. Ele também é autor da Lei nº 11.182/2018 que cria o cadastro estadual de profissionais que trabalham ou cuidam de idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes.

Serviço – Mais informações sobre a campanha ‘Adote um Idoso’ podem ser obtidas na Promotoria da Cidadania e Direitos Fundamentais de João Pessoa, na Rua Rodrigues Chaves, 65, Centro, João Pessoa. Tel: 2107-6107.

Instituições
1-Aspan (Associação Promocional do Ancião Dr. João Meira de Menezes) – R. Antônio Correa de Matos, 55 – Cristo Redentor, João Pessoa.
2-Vila Vicentina Júlia Freire – Endereço: R. Etelvina Macedo de Mendonça, 327 – Torre, João Pessoa.
3-Lar da Providência Carneiro da Cunha – Endereço: Av. Santa Catarina, 5 – Estados, João Pessoa.
4-Casa da Divina Misericórdia – Endereço: Rua Zélia Medeiros de Araújo, 127 – Bancários, João Pessoa.
5- Instituição Espírita Nosso Lar – Endereço: Praça Abdon Milanez, 115 – Castelo Branco, João Pessoa.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.