• sexta-feira, 29 de março de 2024

O prefeito Bruno Cunha Lima destacou, em entrevista neste domingo, 19, o orgulho do povo de Campina Grande pela Universidade Federal que leva o nome da cidade. ’A UFCG conquistou em 2021 um brilho que só eleva a autoestima da nossa cidade pela sua instituição federal de ensino superior’, ressaltou.

Bruno Cunha Lima aponta os dois destaques nacionais mais propagados, recentemente: em outubro, a divulgação do primeiro lugar da universidade no Ranking Nacional de Depositantes Residentes de Patentes de Invenção – 2020 e, este mês, a escolha e contratação, Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), para ser o centro de pesquisa para avaliar o nível de segurança da implantação da Internet 5G no Brasil.

Patentes

Em relação ao título de campeão nacional da UFCG de registro de Patentes junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Bruno lembra o histórico de sucesso da universidade nesta área. Este é o quarto ano consecutivo em que a instituição figura entre as três maiores depositantes de patentes do País, ficando na sequência a Petrobras e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 2021.

’A turma da UFCG não brinca em serviço e não é à toa que a Prefeitura de Campina Grande está avançando cada vez mais nas parcerias com a instituição’, comemorou.

5G

Sobre o contratação da UFCG, pela Anatel, para pesquisa de avaliação e aval para instalação do 5G no Brasil, o prefeito de Campina Grande observa que Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica da universidade teve a escolha formalizada em uma resolução em 6 de dezembro passado. Os estudos sobre possíveis problemas com segurança cibernética ainda desconhecidos devem durar 20 meses, e os resultados serão apresentados até agosto de 2023.

Bruno Cunha Lima lembra que esteve participando, em maio deste ano, no Salão Negro do Congresso Nacional, de uma exposição sobre o 5G. Na oportunidade, manteve contato com Ailton Santos, presidente nacional da Nokia, que se mostrava entusiasmado com o levantamento sobre a nova tecnologia organizado por pesquisadores do Virtus (Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação) da UFCG, desde 2019.

’Não tinha como esconder o orgulho de nossa Federal, que faz com que, na área de tecnologia e Invenção, Campina Grande não se limite a ser conhecida apenas como a cidade do Maior São João do Mundo’, celebra.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.