• quinta-feira, 18 de abril de 2024

O deputado estadual Galego Souza (Progressistas) parabeniza a cidade de Paulista, que nesta sexta-feira, dia 31 de dezembro, comemora 60 anos de emancipação política.

O parlamentar destacou a importância do município para a região e todo o carinho e comprometimento que tem com o município e seus habitantes.

“O meu mais sincero desejo é que a cidade de Paulista possa crescer e se desenvolver e que todos que assim como eu amam essa terra possam ver e colher os frutos deste desenvolvimento. Terra de povo trabalhador, hospitaleiro e guerreiro, que dia após dia vem construindo uma história de orgulho para essa terra querida. Parabéns Paulista e feliz ano novo para todos os seus habitantes” desejou Galego Souza.

História

O atual município de Paulista tem sua história iniciada em 1851, quando o proprietário local, capitão-mor José Félix Machado, doou o terreno para o seu patrimônio. Foi logo construída uma capela, que ficou pronta no mesmo ano e oferecida a São José.

A povoação foi se formando na década de 1930, período da construção dos açudes de Curema (Coremas) e Boqueirão (Cajazeiras), que deram perenização ao rio Piranhas que corta o município de sul a norte. O aglomerado tomou impulso, desenvolvendo-se rapidamente com a exploração das lavouras e criação de gado.

Acredita-se que o nome do município tenha sido dado em homenagem a um paulista, Domingos Jorge Velho, que esteve na região deixando sua marca e os primeiros vestígios de uma povoação.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.