• quinta-feira, 25 de abril de 2024

O deputado federal Julian Lemos (União Brasil) usou suas redes sociais para chamar a atenção dos brasileiros para um cenário preocupante, principalmente neste período eleitoral: o uso de “deepfake” que é uma tecnologia que consegue simular o rosto de uma pessoa em outra.

De acordo com Julian, como as redes sociais não apresentam medidas suficientes para combater à desinformação, além do Google não oferecer aos brasileiros a transparência que tem em outros países e a falta de combate da desinformação por parte das instituições responsáveis, aliada às técnicas cada vez mais avançadas de fake news fazem com que seja necessária a adoção de medidas o mais rápido possível.

Julian exemplificou o uso da ‘deepfake’ com um vídeo de uma pessoa se passando pelo ator Tom Criuse. Ele ainda citou o caso da prefeita de Berlim que na semana passada foi enganada por um homem que em videochamada se passou pelo prefeito de Kiev, na Ucrânia.

“Prestem atenção nisso. Um cenário bem preocupante para as eleições que se aproximam: redees sociais apresentam medidas insuficientes para combater a desinformação, o Google não oferece ao Brasil a transparência que oferece a outros países diversas instituições que deveriam combater o discurso de ódio e a desinformação no país e não combatem como deveriam, técnicas cada vez mais avançadas de fake news. Se as medidas necessárias não forem tomadas, a desinformação pode ser a grande vencedora desta eleição” lamentou.

Confira o vídeo repercutido pelo parlamentar:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Julian Lemos Dep. Federal (@julianlemosdeputadofederalpb)

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.