• sexta-feira, 29 de março de 2024

A nova etapa do programa de iluminação em LED nas ruas de João Pessoa segue avançando. Em apenas duas semanas a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Diretoria de Iluminação Pública, da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), instalou 331 luminárias, atuando nos bairros João Agripino, Seixas, Brisamar e Miramar, além do corredor viário formado entre as vias Adalgisa Carneiro Cavalcante (Cuiá) e Manoel Lopes de Carvalho (Geisel).

O programa teve origem na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), com o Projeto de Indicação 35/2013, de autoria do vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), que solicitou uma nova adequação da iluminação pública na Capital, através da substituição das lâmpadas convencionais por luminárias com tecnologia LED. “Essas lâmpadas são muito mais eficientes do que as comuns, pois produzem a mesma quantidade de luz utilizando bem menos energia. Através delas temos a oportunidade de reduzir o consumo de energia em até 80%, em relação às fontes de luz tradicionais”, explicou Marmuthe.

Inclusive, o parlamentar já pediu, através de requerimentos aprovados na Câmara Municipal, a ampliação do programa de LED para beneficiar bairros e comunidades da Zona Sul de João Pessoa, como: Valentina, Paratibe, Muçumagro, Planalto da Boa Esperança, Monte das Oliveiras, Cidade Maravilhosa, Parque do Sol, Gervásio Maia, Colinas do Sul, Praia do Sol e Barra de Gramame.

“É motivo de grande satisfação ver os resultados que o programa de LED já alcançou em nossa cidade. Inclusive, foi relançado pela atual Gestão Municipal agora no mês de junho. Então, fico feliz pelo nosso mandato também ter contribuído para esta evolução e modernização da iluminação pública na Capital. Podemos avançar ainda mais, por isso solicitei à Prefeitura a ampliação deste trabalho”, destacou Marmuthe.

Assim, a Seinfra segue com a programação de troca das lâmpadas antigas pelas luminárias com tecnologia LED, priorizando os corredores principais da capital paraibana, para que a nova iluminação possa auxiliar no trânsito, no deslocamento de pessoas e equipamentos. Segundo a PMJP, o programa de instalação de lâmpadas de LED pretende instalar mais de nove mil lâmpadas em toda cidade até o fim deste ano. E a intenção é que ao final da atual gestão, João Pessoa seja a primeira capital 100% em LED do Brasil.

“Além da economia de recursos, e de proporcionar mais segurança e bem-estar para a população, a iluminação em LED também é um item fundamental para a preservação do planeta. Com a substituição das lâmpadas convencionais pelas de LED, reduzimos a emissão de poluentes para o meio ambiente, como o mercúrio – que contamina o solo e os rios – e o dióxido de carbono, um dos principais responsáveis pelo ‘efeito estufa’ e o aquecimento global. Ou seja, este programa representa um grande benefício para os pessoenses e para o meio ambiente como um todo”, concluiu Marmuthe.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.