• sábado, 20 de abril de 2024

O deputado federal Ruy Carneiro (PSC) defendeu a criação de políticas públicas voltadas para a causa animal na Paraíba, principalmente nos municípios de médio e grande porte. Ele acredita que é preciso criar uma área específica dentro das gestões para tratar o tema de forma contínua e permanente.

Ruy lembrou que foi pioneiro ao tratar essa temática, ainda no ano de 2020, durante a campanha para a Prefeitura de João Pessoa.

“Esse tema não era tratado no meio político e nós começamos a levantar essa bandeira lá em 2020. Hoje isso tem sido pauta em várias regiões da Paraíba. Em Guarabira, o vereador Júnior Ferreira já solicitou uma emenda para esse fim. Da mesma maneira aconteceu em Sapé. E em Pedras de Fogo, o prefeito Manoel Júnior também criou o Centro de Zoonoses, após um pedido da população. É importante que esse assunto comece a se espalhar pelo restante do estado e esse foi um dos serviços que nós trouxemos para o debate.”, argumentou.

O parlamentar citou as emendas de mais de R$ 1,3 milhões destinadas para construção e compra de equipamentos do Hospital Veterinário de João Pessoa, que a Prefeitura ainda não tirou do papel.

“A primeira dessas emendas nós enviamos há dois anos, mas a Prefeitura até agora só colocou uma placa no local. A senadora Nilda Gondim também enviou de mais de um milhão em recursos para reforma do Centro de Zoonozes, mas a unidade até hoje não passou por melhorias. João Pessoa era pra está fazendo um número enorme de castrações e como isso não acontece, existe uma grande proliferação de animais. Eles consequentemente vão ficando abandonados. Existe uma falta de gestão e de ações efetivas relacionadas à essa questão. Estamos cobrando sempre e vamos seguir fiscalizando.”, defendeu.

Outras Ações

Ruy criou a Cartilha da Causa Animal com o objetivo de orientar ongs e demais entidades do segmento a conseguirem recursos federais. Ele também segue acompanhando projetos no Congresso Nacional e é autor da matéria que propõe obrigar os espaços que comercializam animais a terem um médico veterinário responsável pelo ambiente.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.