• quinta-feira, 28 de março de 2024

A população de João Pessoa pode conhecer, a partir desta quinta-feira (04), os detalhes daquele que deve se tornar um de seus principais espaços de lazer, convivência e prática esportiva. Trata-se do Parque da Cidade, novo equipamento urbano que será construído na área do antigo Aeroclube. O projeto, elaborado pelo Escritório de Paisagismo Burle Marx, e o projeto de mobilidade urbana da região, foram apresentados durante evento com o prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra.

“Este é um marco que não é apenas do aniversário de João Pessoa, mas de toda a sua história. Este Parque é resultado de diálogo, compromisso e responsabilidade, tem um projeto elaborado por um escritório renomado e além do espaço de lazer vai trazer soluções de mobilidade para a região”, declarou o prefeito. Cícero Lucena ainda autorizou o início da elaboração do projeto executivo para o Parque.

O Parque da Cidade terá equipamentos como ciclovia, quadra de tênis, de futebol society, tênis de praia, pista de skate e patinação, viveiro, academia ao ar livre, parquinho, espaços para eventos, piqueniques, lagos, decks, mirantes elevados e diversos outros espaços de convivência. A apresentação foi feita pelo arquiteto Gustavo Leivas, do Escritório Burle Marx.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o novo Parque é um marco em termos de qualidade de vida e conforto ambiental. “João Pessoa é referência no Nordeste por ser uma cidade com muitas áreas verdes. Com mais este parque estamos contribuindo para criar o hábito da vida ao ar livre, da convivência entre as pessoas. Esse é um equipamento público que poderá ser utilizado das mais diversas formas, por pessoas de todas as faixas etárias, inclusive para a realização de eventos”, concluiu.

Mobilidade – O novo plano de mobilidade para a região inclui uma ponte estaiada que vai ligar as Ruas Mirian Barreto Rabelo com a Rua Suzy Lacerda e o Retão de Manaíra. Também será feito o alargamento de vias locais e implantação de binários. No total 45 ruas estão inseridas no projeto, que também prioriza ciclovias, calçadas padronizadas e itens de acessibilidade.

“Essa é uma intervenção importantíssima pois vamos integrar cinco bairros e a BR-230, que é a espinha dorsal da cidade, e tudo isso estava travado, por isso não vamos tratar apenas do entorno do Parque, mas de toda a região adjacente”, explicou o secretário municipal do Planejamento, José William Montenegro.

Linha do tempo – Desde que assumiu a gestão municipal, o prefeito Cícero Lucena vem trabalhando para que a área do antigo Aeroclube fosse entregue à Prefeitura. Depois de anos de disputas judiciais pelo terreno, o Cícero assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público da Paraíba (MPPB), no dia 8 de novembro de 2021, selando acordo com o Aeroclube para cessão da área.

O promotor de Justiça Carlos Romero falou da satisfação de presenciar o momento pois considera o caso do Aeroclube uma das atuações mais gratas de sua carreira. “O consenso e a busca de convergência é o que frutifica as grandes soluções, como vemos hoje. Este projeto contempla com resolutividade de grandes demandas da cidade e o nosso objetivo ao propor o TAC era exatamente este: favorecer o interesse público”, declarou.

No dia 4 de abril de 2022 a Prefeitura passou a ser oficialmente proprietária do terreno onde está localizado o Aeroclube da Paraíba, com a assinatura do registro em cartório pelo prefeito Cícero Lucena. Em seguida, dia 26 de abril, foi feita a primeira visita ao escritório de paisagismo Burle Marx, para alinhar as referências do projeto.

O evento contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, do secretário municipal da Infraestrutura, Rubens Falcão; do superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Expedito Leite; e do presidente do Aeroclube da Paraíba, Alberto Gomes Batista.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.