• sexta-feira, 19 de abril de 2024

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Coordenadoria de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) iniciou, nesta terça-feira (9) o cadastramento dos veículos de tração animal na cidade. Guga Oliveira, vereador da CPMJP, que luta pelo fim da exploração animal, se pronunciou sobre este trabalho.

“Um grande dia para nós que sabemos da realidade e do sofrimento que essas carroças trazem para os animais do nosso município e adjacência. Meus parabéns a Prefeitura de João Pessoa e a Semam, por esse grande passo dado”, disse.

O cadastramento irá até o próximo dia 11, e está sendo realizados no estacionamento do Estádio Almeidão, no bairro do Cristo, das 9h às 17h.

Guga Oliveira apresentou na CPMJP projetos contra o uso de carroças em João Pessoa. Um deles, visa a substituição gradativa da tração animal por tração humana ou motorizada nestes veículos.

Outro projeto, consiste na proibição da utilização de carroças de tração animal por estabelecimentos que comercializam materiais de construção. Além do PL que considera maus-tratos forçar o animal a carregar peso superior à sua capacidade.

O vereador também propôs uma lei que proíbe o uso de qualquer outro instrumento para açoitar animais que servem de tração para carroças utilizadas na coleta de materiais na cidade.

“A causa animal hoje comemora. Vamos diminuir o sofrimento desses animais. Os projetos não pretendem prejudicar os trabalhadores, mas oferecerem uma maior segurança a todos: carroceiros, motoristas, pedestres e também aos cavalos. Sabemos que a exaustão chega a matar alguns desses animais devido o grande esforço a que são submetidos”, esclareceu Guga.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.