• quinta-feira, 28 de março de 2024

Associações e entidades que representam a imprensa paraibana reagiram nesta sexta-feira (12) às falas proferidas pelo deputado federal Pedro Cunha Lima, candidato ao Governo pelo PSDB, durante um debate promovido pela Rede Paraíba de Comunicação com estudantes do ensino médio de João Pessoa.

Ao responder um questionamento sobre investimentos em segurança pública num eventual governo do tucano, Pedro disse que, respeita o que chamou de boa imprensa, jornalistas são pagos com dinheiro público para favorecer políticos. Apesar da insinuação, parlamentar não citou nome de nenhum profissional, generalizando a crítica.

“Quando você ouvir um programa de rádio, quando você acessar um blog político na Paraíba, existe uma boa chance, e eu lamento por isso, que o que está sendo dito ali, o que está sendo escrito ali, é pago com nosso dinheiro, com o dinheiro público, para blindar o governador [João Azevêdo], e eu não estou querendo lhe desrespeitar João, estou atacando um modelo, eu quero fortalecer ideias, eu não quero atacar ninguém, não quero desrespeitar ninguém”, disse Pedro à plateia.

Em nota, a Federação Nacional dos Jornalistas e o Sindicato dos Jornalistas da Paraíba disseram esperar uma retratação de Pedro Cunha Lima, ou, em caso contrário, que o deputado cite “nominalmente quem seriam os comunicadores que receberiam verba pública para falar bem de quem quer que seja, eliminando assim a suspeição que espalhou sobre todos”.

“Foi uma declaração extremamente infeliz do candidato. Além disso, foi feita lamentavelmente para a juventude que ficará, a depender do que ouviu de Pedro Cunha Lima, com restrições ao trabalho da imprensa paraibana. Repudiamos essa pecha e ressaltamos que nossos profissionais são éticos, talentosos e competentes. Em toda profissão há bons e maus representantes, mas não é justo, a pretexto de criticar um adversário ou sua conduta, tentar desqualificar toda uma categoria”, explicou o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Land Seixas.

A Associação de Mídia Digital (Amidi) também divulgou nota de repúdio. “É temeroso que em dias atuais, diante de tantas ameaças ao nosso sistema democrático, nos deparemos com declarações como as do candidato ao governo da Paraíba, o deputado federal Pedro Cunha Lima s(PSDB). Ele atacou jornalistas e empresas de comunicação que, na opinião do tucano, seriam custeados pelo dinheiro público para “blindar” um de seus oponentes na corrida pelo Palácio da Redenção”, diz o trecho, que ainda destaca.

“O deputado foi infeliz em sua declaração e deveria se retratar. Os jornalistas e veículos de comunicação merecem respeito, pois desenvolvem um trabalho necessário e prestam diariamente serviço à população. Por mais que o conteúdo não o agrade, o parlamentar e homem público precisa respeitar e conviver com o contraditório”, pontua a Amid.

O presidente da Associação Paraibana de Imprensa, Marcos Wéric, também se manifestou a cerca do ocorrido. “A API lamenta a postura do candidato que com intuito de atacar opositores faz uso de expedientes que beiram a autoritarismo e são ofensivos aos profissionais de imprensa. Uma escolha inoportuna, num período em que os profissionais se tornaram alvo de ataques virtuais e físicos”, disse.

O que diz Pedro Cunha Lima

O deputado Pedro Cunha Lima informou, por meio de nota, que “defende enfaticamente a liberdade de imprensa como pilar básico da democracia”, assim como o “respeito ao exercício do jornalismo, sobretudo dos profissionais que atuam com independência”.

Fonte: MaisPB

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.