• sexta-feira, 26 de abril de 2024

O deputado federal Ruy Carneiro reforçou nesta terça-feira (13), a necessidade dos parlamentares do Congresso Nacional seguirem lutando pela fontes de financiamento para o pagamento do piso nacional da enfermagem nos hospitais privados.

A defesa foi feita durante a audiência pública realizada pela Comissão Especial que analisa a PEC da Enfermagem, na Câmara Federal.

“Nós vamos avançar bastante com a aprovação da PEC para garantir o pagamento do piso da enfermagem nos estados, municípios, Distrito Federal, união e nos hospitais filantrópicos. Porém, precisamos lembrar que ainda temos pela frente a questão nas unidades de saúde particulares, que não estão nesse pacote da PEC. Os projetos que vão resolver os particulares estão todos no Senado. É preciso que os representantes dos movimentos em defesa da enfermagem também nos ajudem a pressionar os senadores para agilizar a aprovação dessas matérias”, defendeu Ruy.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, Valdirlei Castagna, ressaltou a postura do deputado em defesa da categoria.

“Fiquei muito feliz com as considerações do deputado Ruy. Ele também sugeriu que em paralelo a aprovação da PEC, parlamentes e entidades se reúnam com o STF para apresentar parte da solução para o pagamento do piso. Embora isso esteja acontecendo num tempo maior do que todos nós imaginamos e gostaríamos, as fontes efetivamente estão sendo aprovadas no Congresso Nacional e nós precisamos dialogar com o ministro Barroso mais uma vez.”, destacou o presidente da CNTS.

O relatório da Proposta de Emenda à Constituição 390/14, está previsto para ser votado na Comissão Especial nesta quarta-feira (14). A matéria deve ser levada para a análise do plenário ainda essa semana. Já os projetos relacionados aos hospitais particulares ainda seguem aguardando a análise do Senado Federal.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.