Palestrante na 8ª edição da ExpoJud, nesta quinta-feira 17, Efraim Filho participou do painel “Desjudicialização e gestão de conflitos nas grandes empresas”, dentro da programação do Congresso de Tecnologia, Inovação e Direito para o Ecossistema de Justiça. O evento reuniu, na capital federal, advogados, membros e servidores de instituições de Justiça para debater, entre outros temas, questões como a presença da inteligência artificial no sistema judiciário nacional, inovação tecnológica, startups, ataques cibernéticos e transformação digital da justiça.
Em sua explanação, ao lado da juíza Auxiliar da Presidência do CNJ, Tricia Navarro; do assessor especial da presidência do STF, Matheus Casimiro; e do consultor jurídico do Banco do Brasil, João Alves, Efraim fez questão de ressaltar que o Parlamento Brasileiro está de portas abertas para buscar caminhos que promovam o aperfeiçoamento das leis para que o Poder Legislativo acompanhe toda a transformação tecnológica, incluindo a presença da inteligência artificial no processo legislativo, vivida pela humanidade atualmente.
“Formular aperfeiçoamento da lei exige muito diálogo para a construção de ideias sólidas. Pensar é bom, pesquisar é bom, falar é bom, mas é preciso transformar todo o conteúdo positivo do debate em ‘letra de lei’ [legislação]. E, se for para dialogar com a vida real do cidadão, beneficiando o progresso da sociedade, meu mandato estará sempre à disposição, porque a inteligência artificial está aí para melhorar a vida das pessoas e aperfeiçoar as instituições, o direito e a política”, destacou.
Relator da última atualização do Novo Código de Processo Civil realizada pelo Congresso Nacional e atual relator da Comissão de Juristas do Senado, que irá modernizar os processos administrativos e tributários do país, Efraim reafirmou o compromisso de estar permanentemente alinhado com a modernização das leis brasileiras. “O ExpoJud acerta ao reunir diversos atores, dentre acadêmicos, empresários, operadores do Direito, cientistas e pesquisadores, em torno dessa busca pelo aperfeiçoamento da legislação brasileira”, concluiu.
Entre as autoridades que participaram do evento, destacaram-se: Mauro Campbell (Corregedor do CNJ e Ministro do STJ), José Afrânio Vilela (Ministro do STJ), Paulo Sérgio Domingues (Ministro do STJ), Ricardo Villas Boas Cueva (Ministro do STJ), Aroldo Cedraz (Ministro do TCU), Andrei Augusto Passos Rodrigues (Diretor-Geral da Polícia Federal). O senador Efraim Filho foi o único parlamentar convidado para palestrar.
Sem Comentários