• quinta-feira, 25 de abril de 2024

O deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) solicitando a instalação de Delegacia Especializada de Atendimento às Pessoas Idosas nas cidades de Catolé do Rocha, Itaporanga, Sapé, Guarabira, Pedras de Fogo, Itabaiana, Patos, Sousa, Cajazeiras, Monteiro e Princesa Isabel. Para ele, as unidades irão contribuir com a redução da violência contra os idosos, que tem aumentando nos últimos anos, principalmente nesse período de pandemia.

De acordo com o Disque 100, plataforma do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), o Brasil registrou só no primeiro semestre de 2021 mais de 33,6 mil casos de violações contra pessoas idosas. Durante a pandemia da covid-19, o número de denúncias de casos de violência contra o idoso aumentou em 59%, conforme o órgão. A Paraíba ficou em sexto lugar no Nordeste, com um total de 499 ocorrências registradas pela plataforma de março a junho do ano passado.

“Registrar uma ocorrência, às vezes contra o próprio filho, não é tarefa fácil e demanda todo um apoio e acolhimento que, por razões óbvias, uma delegacia convencional não está apta para lidar. Nestas situações, torna-se essencial o atendimento especializado e o suporte psicológico proporcionado pela Delegacia Especializada de Atendimento às Pessoas Idosas, garantindo o cuidado necessário em um momento tão delicado”, justuficou.

Em defesa do idoso – Na última terça-feira (15), o parlamentar realizou uma audiência pública, de forma remota, para discutir questões de violência contra o idoso e a inclusão digital desse público. “A Pandemia agravou os casos de violência contra o idoso em diversos aspectos. Durante a audiência encaminhamos a criação da Frente Parlamentar da Pessoa Idosa, qjue irá atuar na Assembleia Legislativa com esse foco”, enfatizou.

O parlamentar apresentado proposituras para assegurar cidadania da pessoa idosa, como o projeto de lei que prevê a disponibilização de um servidor para realizar os atendimentos que necessitam e uso da internet em agencias bancárias.

Outra ação do republicano é a lei que estabelece a criação de cadastro estadual de profissionais que trabalham ou cuidam de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. A legislação garante mais segurança na hora de contratar um cuidador. Além de matérias que tratam sobre habitação para idosos e combate a violência. “Então esse requerimento ele surge como uma necessidade para assegurar o mínimo de dignidade aos nossos idosos, mas também como mais uma ação de um mandato que busca dar voz a quem muito já fez pela história e desenvolvimento do nosso estado”, finalizou Jutay.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.