• sexta-feira, 26 de abril de 2024

Na manhã de hoje (17) a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 573/2021, denominado de Lei Lucas Santos, proposto pelo vereador Marmuthe Cavalcanti (PSL), para criação de um Calendário Psicossocial Multidisciplinar, nos âmbitos da rede de ensino, assistência social e saúde básica da capital paraibana, para acompanhar a saúde mental das crianças e adolescentes.

Durante a sessão, os vereadores fizeram questão de destacar a importância da matéria para combater o mal que assola a sociedade em tempos de relações virtuais e da onipresença da internet na vida dos jovens. O PLO 573/2021 estabelece que o Calendário Psicossocial deve reunir uma equipe multiprofissional com o objetivo de melhorar a qualidade de vida; auxiliar a superação de traumas ou entraves psicológicos; facilitar a interação social e convívio coletivo; fortalecer vínculos familiares e comunitários; fomentar o autoconhecimento e controle para que se evite o desenvolvimento de doenças da psiquê.
Em sua justificativa, Marmuthe destacou que o projeto homenageia Lucas Santos, adolescente que teve sua vida ceifada a partir de criminosos que disseminam o ódio e usam a internet para desestabilizar pessoas consideradas vulneráveis. “Percebemos o quanto essas crianças estão adoecendo com a busca frenética por curtidas e visualizações. Elas precisam de atenção redobrada”, explicou o vereador, citando o filho da cantora Walkyria Santos, de 16 anos, encontrado morto em casa no dia 3 de agosto, após sofrer ataques homofóbicos nas redes sociais.

O parlamentar ressaltou ainda que o projeto trata de modo educativo e preventivo com profissionais do quadro da Prefeitura Municipal, como: psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e pedagogos, que possam acompanhar o comportamento dos alunos e trazer a discussão para dentro das escolas. “Já era para existir essa atenção de forma mais precisa, presente e rotineira. Sabemos o quanto nossas crianças estão cada vez mais envolvidas no mundo virtual e sofrendo ataques por esses meios. Enquanto não houver punição dos criminosos, todo o apoio psicológico é necessário”, enfatizou Marmuthe.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.