• quinta-feira, 25 de abril de 2024

O segundo maior bairro de João Pessoa, o Valentina de Figueiredo, poderá receber no futuro um equipamento público de grande importância para a população. Trata-se de uma Casa da Cidadania, solicitada pelo vereador Marmuthe Cavalcanti (PSL), através do Requerimento 6.961/2021, aprovado pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), e entregue pessoalmente a Ronaldo Guerra, chefe de gabinete do governador da Paraíba.

O objetivo é atender às reivindicações dos moradores do bairro do Valentina, que enfrentam dificuldades relacionadas à oferta de serviços de cidadania, assistência social e demais necessidades junto aos órgãos estatais. É histórico que essa localidade sofre com uma certa invisibilidade por parte do Poder Público, mesmo estando classificada como um dos maiores pólos habitacionais da Capital, e em constante expansão.

“Este importante equipamento público, certamente, vai proporcionar ao povo da Região Valentina maior celeridade na resolução de diversas questões, além de fomentar a cidadania e maior participação social da comunidade, garantindo mais conforto, comodidade e dignidade a todos, evitando que os moradores se desloquem para outros bairros em busca dos serviços de uma Casa da Cidadania”, justificou Marmuthe.

A população que procura estas unidades busca serviços como: emissão de RG, CPF, passaporte e carteira de trabalho, ou atendimento em órgãos como Procon, Detran, Cagepa ou Energisa. Vale salientar que tais serviços, a exceção do Detran, não se encontram disponíveis através de pontos de atendimento no bairro do Valentina, motivo pelo qual justifica-se a implantação imediata de um sistema de apoio cidadão, por meio da Casa da Cidadania, para contemplar os munícipes da região, que clamam pelo atendimento deste pleito e esperam um olhar mais sensível do Governo Estadual.

“O Valentina vem registrando a cada ano avanços em sua infraestrutura e prestação de serviços, a partir também do crescimento e desenvolvimento regional da Zona Sul de João Pessoa. É perceptível, inclusive, o aumento das transações comerciais nessa região, sejam elas imobiliárias, bancárias, ou com pequenos e médios negócios. Por isso, é essencial que este grande bairro, com cerca de 80 mil habitantes, tenha um equipamento social e cidadão multioperacional, como a Casa da Cidadania”, avaliou Marmuthe.

Casas da Cidadania – Desde sua criação, no ano de 2001, desempenham o papel de oferecer a população a prestação de serviços de vários órgãos do Governo Federal, Estadual, Municipal e da iniciativa privada, em um único ambiente. A cada dia fica mais evidente a importância e a responsabilidade social destas casas. A prestação de serviços oferecidos pelo Governo Estadual, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e Gerência Executiva das Casas da Cidadania, contribui efetivamente para a promoção da cidadania no Estado da Paraíba.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.