• sexta-feira, 26 de abril de 2024

“Infelizmente a grande maioria dos indivíduos que têm essa doença são homens que fazem sexo com homens”. A declaração foi dada nesta terça-feira (09), durante agenda em João Pessoa, na Paraíba, pelo ministro da Saúde do Governo Bolsonaro, Marcelo Queiroga, ao alertar sobre a disseminação da varíola dos macacos em território brasileiro. Segundo ele, a declaração é com objetivo de discriminação, mas segue uma orientação expressa até o momento pelo Organização Mundial da Saúde.

“É fundamental conversar com a população sobre as formas de evitar essa doença. Infelizmente hoje a grande maioria dos indivíduos que tem essa doença são homens que fazem sexo com outros homens. Essa minha fala não é para discriminar ninguém, é para proteger, porque isso é uma questão epidemiológica, tá sendo verificado, mas também pode haver o contato pele a pele”, declarou.

Apesar da ponderação, a fala do ministro se assemelha a fatos históricos relacionados ao HIV, que também foram relacionados às práticas homossexuais nos anos 80 e acabaram estigmatizando esse público durante décadas.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.