• quarta-feira, 15 de maio de 2024

Na manhã desta sexta-feira (18) ocorreu a solenidade para liberação de recursos do Orçamento Municipal ao Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), através de emendas cidadãs orientadas por dois vereadores de João Pessoa. Uma das emendas, de autoria do vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), destina R$ 58.063,00 para investimentos e custeio da Rede Integrada de Assistência à Pessoa com Trissomia 21, que funciona no Hospital.

Tais recursos viabilizarão um importante espaço de integração, acolhimento e tratamento da Síndrome de Down em nossa cidade, atendendo não apenas as crianças nascidas no HULW, mas em toda a rede de saúde da capital paraibana. Vale destacar que o Hospital Lauro Wanderley, localizado no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no bairro do Castelo Branco, é referência em cirurgias e consultas ambulatoriais, bem como em ensino e pesquisa científica.

“A entrega desta emenda, e respectiva liberação de recursos para colocá-la em prática, mostra claramente o nosso compromisso em defesa das pessoas com deficiência e, especialmente, as crianças com Down. Isso também foi fruto de um diálogo que tivemos com o Instituto Primeiro Olhar, com o Dr. Eduardo Borges Fonseca, o Dr. Marcelo Tissiani, e chegamos a realização deste sonho. Com a implantação deste projeto, será possível dar mais assistência, mais cuidado, e mais qualidade de vida para essas crianças, e claro, torná-las menos esquecidas pela sociedade”, afirmou Marmuthe.

O vereador disse ainda que se sentia honrado em fazer parte desta história do Hospital Lauro Wanderley, proporcionando a abertura do primeiro ambulatório de cuidado aos pacientes com Síndrome de Down em João Pessoa. “Eu sou pai de criança com Down e essa é uma bandeira de luta do nosso mandato. Quero parabenizar o prefeito Cícero Lucena por ter esta sensibilidade com a causa e liberar os recursos que destinamos através desta emenda impositiva”, disse Marmuthe.

Leis municipais garantem direitos às pessoas com Down

Ao longo dos anos, através de contatos e diálogos com especialistas, instituições e ativistas que atuam e atendem as pessoas com Down, o vereador elaborou e conseguiu a aprovação de quatro leis municipais em benefício desta população: a Lei 13.327/2016, que instituiu o Cadastro Municipal de Pessoas com Síndrome de Down; a Lei 13.328/2016, que obriga os hospitais a registrar e comunicar às entidades que desenvolvem atividades com pessoas com deficiência, acerca do nascimento de crianças com Síndrome de Down; a Lei 1.879/2017, que obriga os estabelecimentos de ensino a garantir material adaptado e atendimento educacional especializado para os alunos com Síndrome de Down; Lei 13.548/2017, que torna obrigatória a realização dos exames de cariótipo e ecocardiograma em recém-nascidos com sinais cardinais indicativos da Trissomia 21; e Lei 14.617/2022, que obriga todas as entidades e empresas privadas a incluírem o símbolo mundial da Síndrome de Down como atendimento prioritário em suas dependências e em vagas de estacionamento.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.