• quinta-feira, 16 de maio de 2024

A Prefeitura de Santa Rita, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou neste sábado, 10, o maior treinamento de capacitação da região metropolitana. Uma simulação de um acidente será criada em um ambiente real, nas proximidades da Praça do Povo, onde o trem da CBTU vai se chocar com um ônibus.

O treinamento Incidente com Múltiplas Vítimas (IMU) teve o objetivo de capacitar os profissionais que já atuam socorrendo vítimas de acidentes, como médicos, enfermeiros, motoristas e bombeiros, dentre outros.

O evento contou com aparato que incluiu helicóptero e participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Defesa Civil, SEMOB Santa Rita, Corpo de Bombeiros e SAMUs de outras regiões.

A coordenadora do SAMU Santa Rita, Tatiana Penaforte, destaca a importância da realização deste simulado no município, em função da linha férrea, que corta boa parte da cidade.

“Precisamos sempre nos capacitar para poder atuar com mais agilidade e eficiência, em casos de acidentes graves ou não. E são esses treinamentos que nos propiciam mais qualidade no atendimento às vitimas de acidentes”, frisou Penaforte.

Para o prefeito Emerson Panta, o objetivo é atualizar os protocolos de socorro às vítimas nesse tipo de acontecimento, bem como melhorar a integração e organização dos serviços envolvidos nessa assistência. “Caso ocorra um grande sinistro, precisamos estar preparados, treinados e essa simulação será bem próxima da realidade e envolverá todo nosso equipamento. Todos trabalhando em conjunto para salvar vidas”, ressaltou o prefeito.

Representantes da Força Nacional do SUS, do Ministério da Saúde, participaram do evento, em Santa Rita, assim como integrantes da Rede de atenção à Urgência e Emergência do Estado da Paraíba (RUE). Pela manhã, antes do simulado, os profissionais participaram de palestras, que aconteceram no Auditório da Universidade Federal da Paraíba, Campus de Santa Rita.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.