• sexta-feira, 3 de maio de 2024

A Prefeitura de Santa Rita está construindo o primeiro Restaurante Público Municipal, que fornecerá alimentação gratuita para as famílias mais vulneráveis da cidade. Com a obra, já em curso, a Assistência Social municipal celebra um 2022 marcado pela ampliação dos serviços de acolhimento aos santa-ritenses que mais precisam.

“O poder público cuida de todos, mas nosso foco sempre foi os mais vulneráveis, aqueles que mais necessitam da atenção da gestão”, declarou o prefeito Emerson Panta.

Além do Restaurante Público, a gestão conseguiu, ao longo do ano, ampliar os serviços nos Centros de Referência da Assistência Social. Destaque para a criação do Centro de Capacitação, no Heitel Santiago, que oferece cursos profissionalizantes, permitindo a inserção no mercado de trabalho.

“O objetivo é acolher, socorrendo as urgências, mas também capacitar para que todos os santa-ritenses tenham autonomia”, apontou a secretária de Assistência Social, Amália da Silva Pereira.

E o acolhimento às demandas dos mais vulneráveis esteve presente durante todo o 2022 – com distribuição de peixe e coco na Páscoa, milho no São João, a ampliação do Programa Pão e Leite tá na mão e o programa Dia de Ajudar é todo dia, que fornece cestas básicas.

Cuidado e integração

Outro programa que alcançou milhares de santa-ritenses foi o Criança Feliz, que garante kit enxoval completo para as gestantes.

As crianças, aliás, têm atenção especial da Assistência Social. Mais do que garantir o essencial, a gestão busca a integração social, promovendo eventos como as festividades pelo Dia da Criança na rede de CRAS. “Estamos cuidando hoje do futuro de Santa Rita”, avalia Amália.

Capacitação

Ao longo do ano, a Assistência Social realizou diversos eventos para capacitar e otimizar os serviços, entre os quais a Conferencia Municipal dos Direito das Criança e do Adolescente, além da participação no Fórum de Gestores da Assistência Social.

Informações e conhecimentos que fazem diferença na ponta, no atendimento às famílias vulneráveis – ação que ganhou plus de acesso com a aquisição do MobSuas, o ônibus da Assistência Social.

A turma da melhor idade também foi alvo de inúmeras ações no Centro de Convivência do Idoso e, ainda, com o fornecimento de produtos essenciais, como cadeiras de rodas.

Eles também contam com os serviços do Centro de Referencia Especializada da Assistência Social e do Centro POP, que acolhe pessoas em situação de rua.

“Nosso trabalho é garantir que Santa Rita seja um lugar de acolhimento e desenvolvimento para todos, protegendo os mais vulneráveis e criando as condições para que eles cresçam junto com a cidade”, finalizou o prefeito Emerson Panta.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.