• terça-feira, 30 de abril de 2024

A onda de ataques em escolas em diferentes estados abriu mais uma vez um antigo debate sobre segurança nas instituições. A partir das discussões, dentre as soluções encontradas para prevenção de casos de violência, o deputado estadual Gilbertinho (União) apresentou o projeto de Lei 263/2023 que torna obrigatória a Instalação de Portal de Detectores de Metais, nos Estabelecimentos da Rede Pública de Ensino do Estado da Paraíba.

O deputado também defende a implantação de ações estratégicas no Estado. “Nossas escolas são lugar de conhecimento, acolhida e segurança para estudantes e educadores. Com tantos casos de violência acontecendo em outros estados, precisamos agir antes mesmo que aconteça algo na Paraíba. Apresentamos este projeto na certeza de que ele se somará à implantação de ações estratégicas que a Secretaria de Educação adotará nos próximos dias, o que dará tranquilidade especialmente aos pais dos estudantes e aos professores que estão exercendo sua missão de ensinar”, afirmou.

Gilbertinho ainda enfatizou que através dessa iniciativa, haverá uma prevenção no que diz respeito a entrada de armas nas escolas o que protegerá professores e estudantes. Em sua avaliação, o aumento do nível de violência nas escolas públicas no Brasil é reflexo do grande aumento de jovens com problemas psicológicos e ou influência de terceiros que, em alguns casos, está relacionada a comercialização de drogas nas redondezas das instituições.

Segundo a proposta, o ingresso em todas as unidades de ensino seria condicionado à passagem pelo detector de metais e, caso constatada alguma irregularidade, a inspeção visual dos pertences do aluno ou visitante.

Se a proposta for aprovada, será dado prazo de 180 dias ou o início do próximo período letivo escolar para que todas as escolas se enquadrem na nova regra.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.