• segunda-feira, 29 de abril de 2024

O trabalho realizado por protetores independentes de animais em João Pessoa está recebendo apoio do deputado federal Ruy Carneiro, como parte das ações do Abril Laranja, mês destinado a ação de prevenção contra a crueldade animal. Ao abrir mão do auxílio-mudança, pago a deputados e senadores do Congresso Nacional, o parlamentar está destinando recursos para compra de ração animal, que será doada às pessoas que atuam em defesa da causa animal.

Segundo Ruy, essa é uma forma de ajudar quem atua diretamente no resgate de animais abandonados e de outros que são vítimas de maus tratos. “Esse gesto tem o objetivo de ajudar o trabalho incansável desses protetores, além de chamar a atenção da sociedade e das autoridades para a importância da atuação dessas pessoas”, ressaltou.

Ele ainda destacou que os protetores independentes muitas vezes fazem o papel que deveria ser do poder público. “A missão deles têm contribuído para minimizar os problemas provocados pelo abandono, violência e maus tratos contra os animais. Sem esse empenho, a situação estaria extremamente complicada, justamente por conta da ausência de políticas públicas efetivas tanto em João Pessoa como na Paraíba de uma forma geral”, complementou o deputado.

O cadastro de quem vai receber as doações foi realizado previamente pela equipe do parlamentar. Os beneficiados vão receber sacas de rações para cães e gatos, de acordo com o trabalho executado e com as necessidades comprovadas no período de avaliações.

Ações pioneiras

Ruy foi pioneiro na defesa da causa animal na Paraíba e no Congresso Nacional. Ele destinou R$ 1,3 milhão em investimentos para a construção e compra de equipamentos do Hospital Veterinário de João Pessoa. Porém, o espaço onde a estrutura deveria estar funcionando segue abandonada pela Prefeitura de João Pessoa.

O deputado é autor da matéria que propõe obrigar os espaços que comercializam animais a terem um médico veterinário responsável pelo ambiente. Também criou uma cartilha com o objetivo de orientar ongs e demais entidades do segmento a conseguirem recursos federais.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.