• terça-feira, 30 de abril de 2024

A melhoria do transporte público e da mobilidade urbana em João Pessoa tem sido uma das principais bandeiras de luta do vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos). E sua iniciativa mais recente relacionada a esta causa veio através do Requerimento 1.955/2023, solicitando a renovação de frota de ônibus da capital paraibana, em atendimento à legislação vigente. A matéria já foi aprovada pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e encaminhada à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).

Vale salientar que, além de outras legislações vigentes, a Lei Municipal 14.515/2022 dispõe sobre o Plano de Mobilidade Urbana da capital pessoense. Em seu Art. 15, inciso V, afirma que uma das diretrizes para o aprimoramento do transporte público é organizar uma frota de veículos segura, monitorada, acessível e com padrão de qualidade. Neste sentido, a renovação constante da frota de ônibus urbanos de João Pessoa é essencial.

“Para aprimorar o transporte público em nossa cidade, e melhorar a qualidade do serviço prestado aos usuários, é fundamental a renovação da frota de ônibus. Tal medida, irá proporcionar melhorias na trafegabilidade, comodidade, conforto, deslocamento e, principalmente, segurança dos passageiros. Além disso, é justo, necessário e oportuno que isso aconteça anualmente, a cada novo aumento da tarifa. Os usuários têm direito a um transporte de qualidade, eficiente, e que atenda às necessidades diárias”, disse Marmuthe.

Na condição de criador da Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana e de Fiscalização da Qualidade no Transporte Público na Câmara de João Pessoa, Marmuthe é autor da Lei Municipal 1.859/2017, que tornou preferenciais todos os assentos instalados nos ônibus de transporte coletivo da capital paraibana, ampliando e garantindo o benefício aos passageiros idosos, obesos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, gestantes e pessoas com crianças de colo. Além disso, solicitou através do Requerimento 7.864/2014 a criação do aplicativo JampaBus, que possibilita aos usuários saber o tempo de espera por cada ônibus, em qualquer ponto da cidade.

“Durante o nosso mandato lutamos, incansavelmente, pela melhoria do sistema de transporte coletivo em João Pessoa, solicitando a criação de ciclovias, ciclofaixas e linhas de ônibus; bem como a manutenção, renovação e ampliação da frota; cobrando também o cumprimento dos horários das linhas, respeito aos passageiros, mais acessibilidade, e o fim da superlotação nos veículos. E, mais uma vez, pedimos que a frota seja renovada, possibilitando a redução de acidentes envolvendo ônibus urbanos, bem como prejuízos e situações constrangedoras para os passageiros, quando ocorre a quebra de um veículo antigo e lotado no trajeto para o trabalho, escola ou faculdade”, finalizou o vereador Marmuthe.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.